CUMPRIMENTO A
• Colocar os pés juntos e as mãos ao lado e a frente das pernas com os dedos juntos e projetar a coluna no máximo 45 graus olhando proporcionalmente a frente num tempo de três a cinco segundos e depois voltar a posição normal. Após o cumprimento deve-se esperar o outro mais graduado estender a mão. Somente iniciar o cumprimento se a pessoa olhar para seus olhos.
• Ao iniciar uma luta ou qualquer treinamento que se realize com um companheiro deverá cumprimentá-lo após o sinal ao grupo ou individualmente.
• Caso esteja treinando com alguém superior tecnicamente, dizer: ONEGAI- SHIMASU (por-favor) e ao terminar DOMO-ARIGATO(obrigado).
• Ao conversar com alguém de nível superior tecnicamente não colocar as mãos no bolso, cintura, parede ou cruzar osbraços. Deve-se ficar em pé com os braços soltos ou com as mãos cruzadas atrás ou cruzadas na frente.
• Oferecer-se cordialmente para alguma ajuda quando necessário.
• Não falar com o mais antigo ou mais graduado sentado nem deixar de cumprimentá-lo, levantar-se quando ele estiver aproximando-se.
• Um praticante mais antigo ao chegar a um Dojo deve-rá parar na porta e os praticantes virarem-se para trás e o dirigente ir cumprimentá-lo de perto, após realizarem o cumprimento formal do Dojo (caso pertença a associação ou grupo).
• Ao chegar atrasado a uma aula, deve-se cumprimentar o Dojo, se aquecer atrás do local de aula e ficar em seza ajoelhado na frente à espera da permissão para a aula.Não sair do Dojo antes do professor, só com a sua permissão.
CUMPRIMENTO B
Este tipo de cumprimento é realizado em “seza” ajoelhando-se com o joelho esquerdo e depois o direito permanecendo separados com as mãos sob as pernas e a mulher de joelhos unidos com as mãos sob os joelhos.
CUMPRIMENTO C
Eram usados pelos antigos samurais na época feudal. O joelho esquerdo fica dobrado 90 e o direito no chão e a mão direita fechada vai ao solo. Antigamente a mão esquerda segurava a bainha da espada do lado esquerdo.
“Um copo não se enche estando acima da jarra, uma pessoa ao se curvar aceita na pessoa que se curva conhecimento superior ao seu e respeita o que ela representa.
Juichi Sagara
Nenhum comentário:
Postar um comentário