Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo, e no Brasil são 300 mil óbitos anualmente, matam mais que o câncer. Pesquisas feitas recentemente pelo Governo Federal apontam que 34,2% dos casos de mortes entre as mulheres, são causadas por doenças cardiovasculares. Os maus hábitos de vida, hipertensão, diabetes, má alimentação, tabagismo e sedentarismo, são os principais vilões destas doenças.
________________________________________
ntre as doenças cardíacas, quatro são principais das causas de óbitos:
Infarto agudo do miocárdio (IAM)– Conhecido popularmente como ataque cardíaco, causado pela falta de sangue e oxigênio no músculo cardíaco, devido a obstrução dos vasos coronários. Seus sintomas iniciam com dores no tórax, lado esquerdo, que irradia pelo membro superior esquerdo, é de extrema importância a procura de ajuda, pois a cada minuto o risco de óbito aumenta em 10%.
Doença vascular periférica– Ocorre uma obstrução das artérias periféricas (membros inferiores, e muito raro em membros superiores), devido ao acúmulo de placas de gorduras, impedindo o membro de receber sangue e oxigênio. Causa dor muscular ou cãibras nas pernas e braços devido a atividade física intensa, com melhora após minutos de descanso e mudança da cor do membro.
Acidente vascular cerebral (AVC)– Ocorre quando há uma obstrução dos vasos que levam sangue ao cérebro (acidente vascular cerebral isquêmico) e por rompimento dos vasos (acidente vascular isquêmico).
Morte súbita– É o infarto agudo do miocárdio, quando não tem chance de socorro.
Segundo especialistas, o diagnóstico precoce, tratamentos específicos e estilo de vida saudável, podem evitar as mortes prematuras.
Dicas de prevenção das doenças cardíacas
• É importante fazer check-up pelo menos uma vez ao ano;
• Beber água regularmente;
• Ficar atento ao peso e principalmente á gordura abdominal;
• Pratique atividades físicas. Sob orientação, elas trazem grandes benefícios para a saúde em geral;
• Tenha uma alimentação saudável;
• Fique atento para as doenças crônicas; hipertensão arterial, diabetes ou algum problema cardíaco;
• Evite drogas em geral;
• Caso tenha dor no tórax, que irradia para braço esquerdo, procure imediatamente um serviço de saúde;
• Cheque sua pressão arterial, com frequência.
Matéria publicada no site Blasting News
fisiologia1 de
Nenhum comentário:
Postar um comentário