terça-feira, 27 de junho de 2017

ATIVIDADE FÍSICA PODE RETARDAR CRESCIMENTO DE TUMORES

Uma pesquisa do Centro Médico da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, aponta que o ato de se exercitar pode retardar o crescimento de tumores e até melhorar o resultado do tratamento realizado com quimioterapia.




Resultado foi divulgado após estudo realizado nos Estados Unidos.

Os benefícios da prática de atividade física não param de crescer. Uma pesquisa do Centro Médico da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, aponta que o ato de se exercitar pode retardar o crescimento de tumores e até melhorar o resultado do tratamento realizado com quimioterapia.
Alguns tumores cancerígenos se tornam resistentes por gerarem uma teia de vasos sanguíneos desordenados, o que prejudica o fornecimento de oxigênio ao tumor. Sem oxigênio, o tumor se protege contra o tratamento, já que a quimioterapia e a radioterapia agem nos tecidos bem oxigenados.

O estudo, publicado na revista do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, demonstrou que exercícios provocam uma grande melhora no número e na função de vasos sanguíneos ao redor do câncer. Testes com roedores demonstraram que, os cobaias tratados com quimioterapia e que praticaram atividade física, tiveram maior redução dos tumores do que os animais sedentários.
Como todas as tentativas para melhorar o fluxo sanguíneo de tumores que haviam sido realizadas não tinham sido bem-sucedidas, os autores do estudo ficaram animados com o resultado positivo dos exercícios na melhora do fluxo da passagem do sangue para o tumor.

Para o experimento, os pesquisadores implantaram dois tipos de células cancerígenas de tumor de mama em ratos. Os animais que foram estimulados a se exercitarem correndo em uma roda, tiveram 1,5 maior de quantidade de morte das células tumorais do que os roedores que permaneceram sedentários. O crescimento do tumor também foi menor e o transporte do oxigênio maior nos que se exercitaram. A atividade também ajudou a normalizar o funcionamento vascular.

Agora, novas pesquisas irão averiguar que efeitos os exercícios causam nos tumores de mama que crescem de forma mais lenta.

Matéria publicada no site Bem Estar – Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário