________________________________________
A cãibra muscular é uma contração ou espasmo súbito e involuntário que ocorre com frequência antes ou depois da prática de exercícios físicos. Em geral, é provocada pela desidratação, pela queda do nível de sal pela transpiração ou pelo esforço excessivo de um músculo específico.
Como é possível evita-las?
Apesar de não existirem fórmulas mágicas para livrar-se das cãibras, você pode adotar alguns exercícios e hábitos para diminuir sua frequência e intensidade. Confira abaixo algumas dicas simples:
- Mantenha-se hidratado: beba muita água antes, durante e depois de se exercitar.
-Reponha sais e minerais: você pode recuperar os sais e minerais perdidos durante a atividade física ingerindo bebidas isotônicas (ricas em magnésio, sódio e zinco) ou frutas.
- Tenha uma alimentação saudável: sua dieta deve ser rica em vitaminas B, D e E, e minerais como magnésio, cálcio e zinco. Inclua frutas, verduras, legumes, laticínios, cereais e frutas secas. Alimentos com gordura animal devem ser evitados porque prejudicam a circulação sanguínea.
- Salte: a cãibra costuma ocorrer quando os nervos dos músculos sofrem fadiga. Executar saltos pliométricos (tentar pular o mais alto possível em um ponto fixo) pode evitar o esgotamento desses nervos e, consequentemente, as cãibras. É recomendável realizar esses saltos duas vezes por semana, depois do treino.
- Não exija demais dos músculos: o excesso de exercícios pode causar fadiga e provocar cãibras.
- Use calçados adequados: mantenha seus tênis em bom estado e escolha um modelo adequado para cada tipo de atividade física.
Apesar de todas essas precauções, nem sempre podemos evitar as cãibras.
Veja como aliviar a dor:
1.Se a cãibra ocorrer durante um exercício, pare e ande durante alguns minutos. Sentar e levantar a perna também pode ajudar.
2.Em seguida, alongue o músculo afetado e faça massagens na direção do coração. Aplique óleos ou cremes durante a massagem para ajudar o músculo a relaxar e aumentar a temperatura da região afetada, ou tome um banho quente e massageie o local da dor.
3.Envolva a região afetada com uma faixa elástica, mas sem exercer pressão.
4.Por fim, se a cãibra ocorrer algumas horas após o exercício, é aconselhável beber muito líquido para reidratar o corpo e ingerir alimentos que forneçam cálcio, potássio, magnésio, vitaminas e ferro.
Matéria publicada pelo site UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário