terça-feira, 6 de junho de 2017

SHUTO WAZA

Shuto waza , ou kaisho waza , técnicas de mão aberta, é outro grupo de técnicas de mão é o composto por aquelas posturas que simulam o emprego de uma faca, ou espada curta, ora com a lâmina, as costas ou a prancha. Tais técnicas utilizam da mão (sempre aberta) como se fosse um punhal, com o qual o atacante pode desferir um golpe cortante (com a lâmina), perfurante (com a ponta) ou contundente (com o cabo).


Shuto, ou Tegatana (, mão de espada), tem que o golpe é desferido com a faca da mão, cujo fito é atingir geralmente áreas macias do corpo e circulação. Nesta forma, o polegar é dobrado e mantido firme contra a borda da mão que o apoia, os quatro dedos restantes ficam tensos, próximos mas sem ficarem rigidamente unidos.


Haito , ou Segatana, dorso de espada), tem que o golpe é desferido com o lado do polegar, isto é, o sítio de impacto respousa entre a base do dedo indicador e o polegar. À semelhança de Shuto, esta técnica serve para golpear partes macias do corpo, como a garganta. Como o seu emprego é mormente penetrante, é usada para golpear têmpora e rins também.



Keito  é semelhante a haito, porém o sítio de impacto reside na base do dedo polegar, isto é, na articulação da base. A vocação da técnica é o contra-ataque diretamente ao membro atacante do adversário.


Haishu é desferido com as costas da mão. Em que pese a forma poder ser usada tanto para atacar quanto para defender, sua vocação é mormente defensiva.





Theisho , ou Shote, tem como área de impacto a base da mão. A forma, que pode se empregada tanto no ataque quanto na defesa, possui três variações: com os dedos para cima, para baixo ou o pulso lateral. Os alvos mais comuns são rosto, queixo, costelas e plexo solar



Seiryuto  é semelhante Teisho, mas o sítio de impacto assenta na intersecção daquela técnica e a de shuto.



'
Toho , ou Hirabasami , é parecida à técnica de koko, todvia o sítio de impacto assenta-se na parte média entre indicador e polegar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário