Seiken é a forma do punho fechado com impacto nos dedos indicador e médio, sendo a forma mais comum e, crê-se, mais efetiva de usar os punhos num enfrentamento porque é a mais intuitiva de se fazer. Os neófitos são incentivados a treiná-la.
A forma é compartilhada por diversar outras artes marciais,
como aiquidô, jujutsu, boxe ou savate. Serve para atacar quaisquer áreas e pode ser utilizada também ao s'executar uma defesa. A maneira correcta de produzir a forma é fechando a mão em sequência dos dedos, isto é, primeiro fecha-se o dedo mínimo, depois, o anular e assim por diante até fechar o punho com o polegar por sobre indicador e médio.
Em que pese ser com os dedos todos fechados, não se usam deles todos, pois a área de impacto deve repusar sobre os indicador e médio, no fito de formar uma linha diagonal ideal que começa nos dedos referidos e a encerrar no cúbito. E, posto que a forma não seja usada num soco direito (choku zuki), a área é a mesma, pois assim a energia do golpe é concentrada num ponto menor, potencializando-o.
Uraken é formado de modo semelhante a seiken, com os punhos também fechados] mas com a área de impacto sobre o cimo das juntas dos dedos indicador e médio. Todavia, pode-se utilizar também com a área de impacto sobre as juntas de todos os dedos, mormente quando se treina com makiwara e, bem assim, os pontos logo inferiores às juntas.
Tetsui Kentsuí ou Shutsuí é feito com o punho cerrado, pero a mão bate em forma de martelo. Trata-se de técnica bastante natural, mormente ao iniciante, tal e qual seiken. A área de impacto é a lateral carnuda da mão, que deve estar tensionada, isto é, com o punho firmemente fechado, pois assim quando o lutador premer a mão no alvo não sofrerá dano mas o adversário, sim.
Koken, ou Kakuto , faz com a mão bata em forma arqueada, pois é feita ao dobrar o punho para a frente e colocando o polegar rente ao dedo médio, ou seja, o sítio de impacto é a parte exterior exposta do punho.
Os alvos comuns, quando usada a técnica como ataque, são várias, indo desde o baço e pernas até o rosto. Quando usada como defesa, é bastante versátil e pode ter a trajetória iniciando em qualquer ponto e indo em qualquer plano. No caratê desportivo a técnica não tem muito uso.
Heiken forma-se à semelhança de seiken, pero com a área de impacto respousa sobre os dedos e a palma da mão. A forma é conhecida também como "mão de maça".
Kumade é composta com os dedos a dobrar-se sobre eles mesmos. A área de impacto é a palma da mão, que fica bastante rija com a curvatura dos dados. A forma é conhecida também como "pata de urso
O tão falado soco de uma polegada de Bruce Lee . Reparem que a área de contato do Seiken mede 1 polegada .
ResponderExcluir