terça-feira, 6 de junho de 2017

DOJÔ

 

Dojo ou Dojô (em japonês: 道場, Dōjō, lit. “Local do caminho”?) é o local onde se treinam artes marciais japonesas. Muito mais do que uma simples área, o dojô deve ser respeitado como se fosse a casa dos praticantes. Por isso, é comum ver o praticante fazendo uma reverência antes de adentrar, tal como se faz nos lares japoneses.

O termo foi emprestado do zen-budismo, significando “lugar de iluminação”, onde os monges praticavam a meditação, a concentração, a respiração, os exercícios físicos e outros mais. Decompondo-se a nos kanjis, ver-se-á que «dō» quer dizer «caminho», «estrada» ou «trilha» (sentido espiritual), e «jō», «lugar», «espaço físico», «sítio».

Costuma-se referir a um academia de Judô, Aiquidô, karatê etc. como um dojô, mas se trata de coisas distintas. A palavra «dojô» somente se refere ao espaço físico onde se desenvolve o treino de uma arte marcial japonesa, enquanto academia se refere ao sítio onde se pratica alguma modalidade esportiva, ou não. Logo, «dojô» é o lugar onde se pratica o «caminho de uma arte marcial».

Isto quer dizer que um pintor alcança a felicidade pintando, um médico realizando cirurgias e um budoca praticando uma arte do budô.

Curiosidades


Antigamente no Japão, havia uma tradição que consistia em desafiar uma academia (no caso o dojo). Caso a academia perdesse, o visitante poderia levar a placa na qual estava escrito o nome do dojo como recompensa.

Uma das maiores curiosidades de todas é por que antes de entrar no dojo é preciso fazer uma reverencia. Assim como a casa do praticante deve ser respeitada, o dojo também tem que ser, pois é um lugar onde o praticante vai para se concentrar e limpar sua mente.

Em um dojo é normal o praticante sempre meditar antes de começar a praticar, pois acredita-se que se limpa a mente e esquecem-se todas as preocupações e frustrações e entra-se em harmonia com o seu corpo e também aprender a se controlar, não só o corpo como sua respiração e sua mente. Também é muito normal no dojo acender um incenso, pois na cultura japonesa se diz que afasta as energias negativas e ajuda na harmonia entre o corpo e a mente.

Exemplos de artes marciais que adotam o conceito de dojo em suas academias:

Jiu-jitsu

Hapkido

Koryu

Kendo

Kyudo

Aikido

Judô

Jiu-Jitsu

Ninjutsu

Karatê

Kobudo



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário