3 Partes:Escolhendo um Estilo e uma Academia de Karatê Entrando no Ritmo Aprendendo os Ensinamentos Mais Profundos
Karate-Do é popularmente conhecido como karatê. É um bom meio de defesa pessoal, mas também é excelente para se exercitar, perder peso e simplesmente se divertir. O Karate nasceu nas ilhas de Okinawa, mas muitos mestres se mudaram para o Japão no século XX. ‘Karate-Do’ significa “o caminho da mão vazia” em japonês.
Escolhendo um Estilo e uma Academia de Karatê
Saiba que todos os estilos de Karatê são bons. Não é que um estilo seja melhor que o outro de uma forma geral, mas alguns estilos são melhores para certas pessoas. Estilos mais populares têm a vantagem de ter mais praticantes de quem aprender, uma melhor estrutura e a visita ocasional de um mestre do Japão. Aqui estão os estilos mais populares:
• Goju Kai. Seu fundador, Gogen Yamaguchi, é famoso por ter sido feito prisioneiro pelos russos durante a Segunda Guerra Mundial. Os russos teriam tentado jogá-lo para ser comido por um tigre, mas ele matou a fera com as próprias mãos. O estilo Goju tem mais técnicas circulares e de combate agarrado.
• Shotokan. é o mais tradicional estilo japonês. Seu nome vem de uma assinatura que o Mestre Funakoshi usava em sua poesia.[1] O nome significa “a casa onde você ouve o vento através dos pinheiros”. É um estilo bem direto, com movimentos fortes e lineares em direção ao alvo.
• Shito ryu. Shito é uma tentativa de unificar o estilo linear do Shotokan e o estilo circular do Goju.
• Wado ryu. Wado inclui muitas projeções semelhantes às do Judô.
• Kyokushin Kai. Kyokushin tem uma reputação de ser muito intenso e é bom se você visa o combate de contato total. Seu fundador, Mas Oyama, era conhecido por lutar contra touros em demonstrações e repetidamente quebrava chifres dos animais com um golpe de mão aberta.
Escolha uma boa academia. Como para tudo, o professor em si pode ser mais importante que a escola.
• Certifique-se de que a academia segue sua filosofia. Algumas academias estão cheias de jovens de 18 anos com muito contato, empolgação e ossos quebrados. Algumas são espirituais e sem contato durante o treino. Isto é provavelmente a coisa mais importante a considerar na hora da escolha.
• Veja se as aulas ocorrem em um local e horário convenientes para você.
• Assista uma aula antes de se matricular, para ver se você gosta do estilo.
• Decida se você quer praticar com crianças ou não. É bastante difícil viver do ensino de karatê e muitas academias lucram ensinando crianças. Isso pode ou não ser um problema para você.
• Não se preocupe com perda de peso e fortalecimento do corpo. Todas as formas de karatê são um excelente exercício. O karatê trabalha todo o corpo e é excelente treino aeróbico e de resistência. Qualquer academia vai ajudar nesse quesito, tudo o que você tem que fazer é ir a uma.
• A maioria dos instrutores de karatê são honestos. Entretanto, cuidado para não se matricular em uma academia com um contrato desfavorável.
Decida quantas vezes por semana você quer treinar. A evolução no karatê vem da repetição, aperfeiçoamento e memória muscular. Você pode treinar uma, duas, 3 vezes por semana, não importa tanto. Quanto mais, melhor, mas o mais importante é a regularidade.
Curta o aquecimento. Faça os exercícios de aquecimento e relaxamento no início e fim de cada treino. Além de serem bons para você, os alongamentos permitem que você ganhe a flexibilidade necessária para aprender técnicas mais avançadas.
Treine os diferentes tipos de prática no karatê. Existe muito a aprender, mas uma coisa de cada vez.
• "Kihon" significa "técnica básica". A maioria dos treinos começará com algum kihon para entrar no ritmo. Como o karatê é aprendido por memória muscular, a repetição das técnicas básicas ajuda (e é divertida). Elas incluem socos, chutes, defesas e bases.
• "Kumite" significa "combate". Em quase todas as academias, o combate no início é estruturado, sem contato. À medida que progredir, você irá treinar versões mais flexíveis até chegar ao combate livre.
• "Kata" significa "exercícios pré-definidos". Os kata consistem de entre 20 e 60 movimentos coreografados, onde você pode mostrar sua técnica. Os katas são diferentes em cada estilo de karatê.
Participe de torneios. A maioria consiste de competições de kata e kumite. Ao ver outras academias competindo, você pode aprender muito sobre os pontos fortes e fracos de sua academia.
Progrida e mude de faixa. Ocasionalmente ocorrem exames de faixa onde você pode mostrar sua técnica e ganhar uma nova graduação. Normalmente os instrutores só deixam o aluno fazer o exame ele tem capacidade de ser aprovado.
Aprendendo os Ensinamentos Mais Profundos
• Sempre cumprimente ao entrar e sair do dojo. Cumprimente os instrutores. Diga obrigado.
• Diga "osu" para os instrutores e praticantes mais antigos. Responda o mesmo quando outros o disserem para você.
Leia livros ou veja filmes sobre a sabedoria do karatê. O "Do" em Karate-Do é referência à jornada do aprendizado. Você pode aprender muito lendo ou assistindo filmes sobre os grandes mestres.
• "Karate Kid" não é tão profundo. Após praticar karatê por apenas alguns meses, você conseguirá ver como os chutes nesse filme são ruins. Ainda assim, ele tem algumas lições para nós.
Fontes e Citações
1. ↑ http://ska.org/about/master-funakoshi/
2. ↑ http://www.skifworld.com/rei-and-setsu.php
3. ↑ http://www.amazon.com/Karate-Do-Way-Life-Gichin-Funakoshi/dp/0870114638
Nenhum comentário:
Postar um comentário