quinta-feira, 8 de junho de 2017

O PROCESSO DE APRENDER.


Acordei determinado em escrever hoje e iniciei buscando uma imagem com a palavra "conhecimento".

Por que conhecimento?

O processo de aprendizado do Karate vai levar você para alguns caminhos: Aprender, ensinar e performar. Em todos a prática é um ponto comum, e muito prazeroso. Você verá clicando aqui uma figura que mostra que conhecimento é uma convergência entre crenças e verdade, nada mais do que ciência e hipóteses se provando válidas, ou não.

No Karate, penso que 80% ( e talvez seja até mais) do que é aplicado no dia-a-dia de treinos e aulas são hipóteses ou melhor, crenças de técnicas, situações ou métodos de são passados de pai para filho, de professor para aluno a décadas e por isso tornam-se verdade, construindo o nosso conhecimento.

Baseado na imagem acima, que tal pensarmos em alguns pontos sobre o conhecimento e o Karate?

Analise: esse é um ponto onde o conhecimento se baseia - a investigação. Nesse ponto, vejo que como qualquer esporte, o Karate precisa muito evoluir em suas bases científicas de educação (didática) e de treinamento (biomecânica, fisiologia, treinamento desportivo e psicologia, só para citar algumas), e claro, na gestão e administração dos Dojos. Afinal, sem alunos, nada adianta a sua faixa-preta 6º dan ou meu mestrado.

Soluções: o que tem sido implementado de soluções para os problemas (ou defeitos com é definido em gestão de projetos) em suas aulas ou dojo. O quanto isso impacta na experiência dos seus clientes (alunos), professores e sucesso do negócio?

Educação: Qual é o volume e qualidade das fontes onde você busca a matéria-prima para o seu conhecimento, o produto que será entregue aos seus clientes (alunos)?

Informação: Aqui vou definir esse ponto como o conhecimento em seu nível mais informal. Como é a sua atualização diária de informações? Desde novela, Discovery Kids ou política internacional, o que você está atento?

Experiencia: Aqui, só o tempo e a qualidade do que você vive vão definir, mas como ainda tem muita coisa para ser vivida, dá para ficar mais atento no que você escolhe. Eu hoje poderia estar na praia e estou aqui escrevendo.

Aprendizado: Você pode beber da melhor fonte do conhecimento e continuar com sede ou até mesmo, engasgar. Aprendizado é um processo e sobre isso que eu vou dedicar mais algumas palavras para finalizar.

O Karate vive baseado no aprendizado. Quantas vezes seu Sensei disse: Vc precisa vir nos treinos de sábado, nas aulas especiais, nos treinos dos Faixas-Pretas!

Essa necessidade é movida pelo compartilhamento de informações. A informação que leva um faixa-branca a voltar a mais um treino, que gera a curiosidade e o desejo de fazer exames e testar o quanto tudo foi apreendido.

E o desafio de aprender supera a segurança e o controle do dojo, nos levando a competir com alunos de outras academias, cidades, estados e países. E aí o aprendizado é levado ao seu estado máximo, onde sempre haverão pessoas que não viveram o que você viveu e vão querer saber como foi e terão o livre arbítrio de querer experimentar.

E como é enriquecedor ensinar. Na minha visão a maior oportunidade de aprender é ensinar pessoas a fazer o que você faz e chegarem ao seu nível mais alto. E o ciclo do conhecimento começa a fechar.

Aprender, ensinar, performar. E por isso o Karatê sobrevive.

Para pensarmos: O que precisamos produzir de conhecimento para que possamos viver ainda melhor dentro do Karatê?


Postado por Karate Brasil Oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário