Sen no sen
Sen no sen (em japonês: , pré-ataque), ou sente ( moção), é um conceito e uma técnica das artes marciais do Japão, que consiste em manter uma postura de proatividade numa luta, isto é, antes que o adversário possa concluir seu ataque, deve-se aplicar uma técnica com o fito não somente de defesa mas de resolução.
A técnica consiste na percepção da atitude agressiva do oponente, que ao ser notado que haverá de sair um movimento, ou técnica, de ataque, a pessoa simultaneamente deverá aplicar um técnica defensiva.
E, posto que esteja o conceito ligado à ideia de tempo de reação, trata-se de um termo polissêmico, que vai buscar seu fundamento no estado de atenção (zanshin), pois ao se vislumbrar o iminente ataque, haverá maior lapso temporal para a elaboração da estratégia de defesa, que, neste particular, consistirá de um bloqueio da energia da técnica oposta.
Na maioria das vezes, trata-se de um ataque ao mesmo tempo, mas não é só isso, haja vista que o fluxo de energia — cinética — atuará em desfavor do atacante original. Ou seja, o que se visa não é o golpe mas o ki que o promove.
Referências
1. Ir para cima↑ Nakayama, Masatoshi (2010). O melhor do karate. 3 12 ed. São Paulo: Pensamento-Cultrix. p. 29
2. Ir para cima↑ MCCARTHY, Patrick; MCCARTHY, Yuriko (1999). Ancient Okinawan Martial Arts (em inglês). North Clarendon: Tuttle. p. 108
3. Ir para cima↑ «Go no sen, Sen no sen, Sen sen no sen in Sekiryukan Karate» (em inglês). newtown dojo. Consultado em 07.jan.2014 Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
4. Ir para cima↑ Bull, Wagner (2011). Aikido, o caminho da sabedoria. a técnica 13 ed. São Paulo: Pensamento. p. 114
5. Ir para cima↑ Cody, Mark Edward. Wado Ryu Karate/Jujutsu (em inglês). Bloomington: AuthorHouse. p. 82
6. Ir para cima↑ «Kendo Sen, and specific opportunities for striking» (em inglês). Consultado em 14.jan.2014 Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
7. Ir para cima↑ «Sen no sen, Sen Sen no sen, Go no sen and Deai» (em inglês). shotokanmaster.com. 08.fev.2014. Consultado em 14.jan.2014 Verifique data em: |acessodata=, |data=(ajuda)
8. Ir para cima↑ Sakon, Matsuo Kanenori (2005). The Secret Royal Martial Arts of Ryukyu (em inglês). [S.l.]: BoD. p. 159
9. Ir para cima↑ Aib, Jules (2012). The Secret Science of Combat Strategy (em inglês). Bloomington: Balboa. p. 15
TAI-NO-SEN
GO NO SEN
Go no sen (em japonês: pós-ataque) é um conceito das artes marciais do Japão, que consiste em tomar a iniciativa num embate após a manifestação do oponente. De outra forma, assim que o adversário promove seu movimento de ataque, o defendente passa a realizar sua técnica, que pode seguir em diversos fins, desde o mero bloqueio à resposta com aproveitamento da energia despendida pelo atacante.
Não se trata, contudo, simplesmente contra-atacar. Go no sen é antes de tudo um estado mental, um nível de concentração no ambiente de combate e no adversário, os quais devem ser percebidos num estado de união consigo próprio. O mais correto não é falar em reagir ao ataque mas harmonizar-se com o movimento de ataque.
Além do aspecto marcial, go no sen pode ser visto sob matiz filosófico/moral, lado esse mais enfatizado quando se leva em conta o termo «dô» (dō?), significando que o Budoca jamais deve tomar a iniciativa num eventual e inevitável confronto. Em caratê, vale-se pela máxima «no caratê, não existe primeiro ataque» (em japonês : karate ni sente nashi).
Referências
1. Ir para cima↑ Nakayama, Masatoshi (2010). O melhor do karate. kumite 1. 3 12 ed. São Paulo: Pensamento-Cultrix. p. 44
2. Ir para cima↑ Lowry, Dave (março 1998). «Sen». taking the initiative. Black Belt (em inglês). p. 92
3. Ir para cima↑ Saunders, Neil (2003). Aikido. the Tomiki way (em inglês). Bloomington: Trafford. p. 58
4. Ir para cima↑ «Go no sen / sen no sen / sensen no sen» (PDF) (em inglês). Consultado em 13 de janeiro de 2014
5. Ir para cima↑ Yokota, Kousaku (2010). Shotokan Myths (em inglês). Bloomington: Xlibris. p. 191
DEAI
Deai ( encontro) é a interceptação de um golpe antes mesmo que o adversário o inicie, ou seja, trata-se da noção de atacar para bloquear o golpe contrário no exato instante em que a outra pessoa planeia iniciar o movimento.
MAAI
Como o objetivo é evitar um ataque, saindo-se numa posição mais vantajosa, seja simplesmente deixando o oponente passar para conseguir acesso à sua retaguarda, ou o início de uma interceptação, isto não é possível se o budoca estiver mal posicionado em relação a seu oponente.
Caso este último desfira uma ataque inútil ou erre a manobra, de nada adianta se a posição final ficar muito longe. Neste caso, a virtual vantagem será somente o desperdício de energia que o adversário cometeu. Na verdade, a boa ambientação visa controlar o fluxo de energia entre os lutadores.
TAI SABAKI
* Movimentação do corpo
Tai sabaki (em japonês) é um conjunto de técnicas de movimentação corporal, ou um método de se posicionar diante de uma situação de enfrentamento.
Pode ser traduzido como a gestão do corpo. É praticado por várias artes marciais japonesas e sua maior finalidade é justamente evitar o enfrentamento direto, evitando, pois, um ataque e, na sequência, deixar a pessoa numa posição vantajosa. Como são integrantes do conjunto, não se deve resumir tai sakabi apenas como esquivas.
Características
O termo em japonês tai, dentre outros significados, quer dizer «corpo» ou «realidade». O termo sabaki, «manipulação».
Tai sabaki seria, pois, a manipulação do corpo como um todo, mas sem se esquecer do ambiente, da realidade que cerca a cena de combate. Pretende-se assim que a um só tempo sejam executados defesa e ataque.
Nesse tipo de deslocamento, são usados fundamentalmente quatro movimentos circulares em resposta ao impulso de um atacante, de modo que quem defende, saindo para uma das laterais, possa ficar em uma situação de vantagem em relação ao atacante. A despeito de se falar em deslocamento, tai sabaki implica deixar o lutador em tal postura que a área de seu corpo que pode ser atingida pelo adversário seja reduzida ao máximo, ou, eventualmente, criar uma área em que possa dissimular seus ataques (shikaku).
Tem como objetivo afastar-se do ataque e não do adversário, já que, se alguém quer encerrar um embate físico, não conseguirá esse intento distanciando-se ou fugindo, mas aproximando-se do outro para aplicar uma técnica decisiva. Quando se executa a técnica, deve-se mudar a posição do corpo sem perder nem o equilíbrio nem a estabilidade, não levantando ou baixando a cabeça (altura do corpo).
Da mesma forma, os giros e demais movimentos devem ser realizados em torno de um eixo ideal, que perpassa pelo corpo de cima a baixo, e tendo sempre a finalidade de retornar a uma postura mais estável, preferencialmente igual a que se executava antes do início do deslocamento.
Deai.
Parabéns! Abraços. Oss!
ResponderExcluirParabéns a explicação está correta e clara. Oss!
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