quinta-feira, 15 de junho de 2017

PESQUISA RELACIONA INSATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL E INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS EM ADOLESCENTES

Pesquisa abordou insatisfação corporal em adolescentes e revelou resultados que merecem atenção da comunidade da educação física

________________________________________



O objetivo desta pesquisa foi verificar a associação entre a insatisfação com a imagem corporal, o índice de massa corporal (IMC), a adiposidade corporal e a obesidade abdominal em adolescentes.
Participaram 637 adolescentes (11-17 anos) de ambos os sexos. Foram medidos massa corporal, estatura, perímetro do abdômen, dobras cutâneas do tríceps e perna medial e, coletadas informações referentes a imagem corporal. O IMC, a obesidade abdominal e a adiposidade corporal foram usados como referência em relação ao desfecho. A prevalência de insatisfação com a imagem corporal foi de 60% (rapazes = 54,3%, moças = 65,2%; p < 0,05).

Os rapazes com IMC baixo e obesidade abdominal apresentaram, respectivamente, 4,31 e 4,93 vezes mais chance de insatisfação corporal. As moças com IMC alto e adiposidade corporal alta apresentaram, respectivamente, 6,81 e 1,95 vezes mais chance de insatisfação corporal.
Enquanto nos rapazes o IMC baixo e a obesidade abdominal apresentaram associação com a insatisfação corporal; nas moças o IMC e a adiposidade corporal elevados estiveram associados.

Para ler o artigo completo,clique aqui

Autores: Maria Fátima Glaner; Andreia Pelegrini; Claudio Olavo Cordoba; Maria Elizete Pozzobon
Publicado em: Rev. bras. educ. fís. esporte vol.27 no.1 São Paulo jan./mar. 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário