sexta-feira, 26 de maio de 2017

BANANA É FONTE DE ENERGIA E MELHORA O DESEMPENHO DURANTE O EXERCÍCIO

A banana é muito rica em carboidrato e principalmente a frutose, que é uma excelente fonte de energia para o músculo esquelético durante a prática de exercícios físicos.


O Brasil é um dos maiores produtores de banana do mundo e comemos, em média, 20 quilos da fruta por ano. Mas como ela pode ajudar na saúde? É uma boa fonte de energia?

A banana contém sais minerais como potássio, magnésio e fósforo. A nanica, prata e ouro são as que mais se destacam com relação aos teores de potássio. Já o magnésio varia muito pouco, sendo a pacovan a que apresenta maior concentração. A vitamina A está mais presente na banana da terra, e a vitamina C, na banana prata e também na banana da terra. A banana com maior umidade é a pacovan, seguida da maçã.

É possível consumir a banana de várias maneiras: torta, bolo, cozida, grelhada, à milanesa, com aveia. Ela também costuma ser uma das primeiras frutas consumidas por bebês. Para conservar a fruta por mais tempo, descasque-a, coloque em um recipiente plástico fechado e congele.
A banana está entre as frutas mais consumidas pelos atletas. O educador físico e doutor em ciência do movimento humano, Orlando Laitano, fez um estudo sobre radicais livres e antioxidantes na atividade física. A banana foi uma das frutas utilizadas na pesquisa. Ele explica que é mito e verdade sobre a banana.

O potássio pode evitar a câimbra? “Mito. Durante a prática de atividade física, como a corrida, não existem perdas significativas de potássio por meio do suor. Por outro lado, a banana pode ajudar na prevenção de câimbras, mas muito mais por ser uma fonte de combustível para o músculo, do que pela reposição do potássio.”

Ele afirma que a banana repõe sim as energias e dá mais força. “A banana é muito rica em carboidrato e principalmente a frutose, que é uma excelente fonte de energia para o músculo esquelético durante a prática de exercícios físicos”. A ingestão da banana também melhora o desempenho do atleta.

Mas nada de comer muita banana para melhorar a saúde. “O excesso de carboidrato pode causar desconforto gástrico durante o exercício físico. O excesso de consumo de antioxidantes pode prevenir que as adaptações do exercício ocorram de forma significativa”, explica o educador físico. A recomendação é consumir de duas a três bananas, de 30 a 45 minutos antes do exercício. Além de fonte de energia, a banana também ajuda a melhorar o humor.

Matéria publicada no site Globo.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário