quarta-feira, 24 de maio de 2017

O SIGNIFICADO DE OSS


   OSS (cuja transcrição exata do japonês é OSU) é uma expressão fonética formada por dois caracteres. O primeiro caráter "osu" significa literalmente "pressionar", e determina a pronúncia de todo o termo. O segundo caráter "shinobu" significa literalmente "suportar".

   A expressão OSS foi criada na “Escola Naval Japonesa” e é usada universalmente para expressões do dia-a-dia como "sim", "por favor", "obrigado", "entendi", "desculpe-me", para cumprimentar alguém, etc., bem como no mundo do Karatê para quase e qualquer situação onde uma resposta seja requerida. Para um karateka, OSS é a palavra mais importante.

   A palavra OSS implica em pressionar a si mesmo ao limite de sua capacidade e suportar. OSS significa, de uma maneira mais simples, "perseverança sob pressão". É uma palavra que por si só resume a filosofia do Karate. Um bom praticante de Karate é aquele que cultiva o "espírito de OSS". OSS não deve ser dito de forma relaxada, usando apenas a garganta, mas, como tudo no Karate, deve ser pronunciado usando o "hara" (tanden) = (parte abdominal).

  Pronunciado durante o cumprimento, OSS expressa respeito, simpatia e confiança no colega. OSS também diz ao Sensei que as instruções foram compreendidas, e que o estudante irá fazer o melhor para seguí-las.

1- Ao chegar e ao sai do Dojo: O karateka ao chegar na entrada do dojo assume a posição de cumprimento em pé (Ritsurei), pronuncia vigorosamente a palavra "OSS!", para avisar ao Sensei (instrutor chefe ou o presente), aos Senpai (mais graduados ou mais antigos) e Kohai (menos graduados ou menos antigos) de sua chegada ou saída, quando o dojo estiver vazio o karateka o faz em respeito ao dojo a ao Mestre Funakoshi (tratando-se de Saudação Simbólica).

2- Quando acontece o encontro com outro colega de karatê: A saudação "OSS!" É a que deve chegar primeiro, de maneira vigorosa e com vivacidade, partindo sempre do Kohai (menos graduados ou menos antigos) para o Senpai (mais graduados ou mais antigos), o aperto de mãos que vem em seguida já se procede de maneira contrária, sendo assim, do Senpai para o Kohai, claro, o Senpai não se negara a apertar a mão do Kohai caso o mesmo venha e estender a mão primeira. Obs. A saudação "OSS!" É impessoal, independe do grau de simpatia entres os karatekas, quando um deles se nega, por qualquer motivo, a responder a saudação a mesmo este sujeito as sansões diciplinares prevista no regimento interno de sua academia, por não condizer essa atitude com a filosofia do KARATÊ-DO seja qual estilo for...

O CUMPRIMENTO


RITSU REI – cumprimento em pé;


ZAREI – cumprimento sentado (SEIZA).

   Uma demonstração tradicional de cortesia é o cumprimento, isto tanto é verdade que ele é realizado no início e no final da aula de frente para o Shomen (forma de agradecimento àqueles que desenvolveram a arte). Ao cumprimentar, você deverá olhar para baixo e não na face do seu oponente – olhar na face de alguém durante um cumprimento é sinal de falta de confiança. O cumprimento pode ser feito de duas maneiras distintas demostradas acima.

   A maneira correta de se cumprimentar é, partindo-se da posição natural (SHIZENTAI), curvar o corpo apenas em 30° e segurá-la por meio segundo e retornar a posição ereta (ritsu rei). O cumprimento deve acontecer nas situações a seguir:

1- Quando entramos ou saímos do dojo;
2-Quando o professor entra ou sai do dojo;
3- No início e final de um combate;
4- No início e final da aula.
5- No início e final de um kata;
6- No início e final de um exercício com um companheiro.

   O Zarei é realizado a partir da posição Seiza (o praticante senta-se sobre seus calcanhares e quando o fizer deverá abaixar sua perna esquerda e em seguida a direita, colocando o dedão do pé esquerdo sobre o do direito, ao levantar-se ocorre à inversão), inclinando-se o corpo e as mãos descem suavemente das coxas para o chão, formando um triângulo onde a testa tocará.



Nenhum comentário:

Postar um comentário