PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL .
O Karatê-Dô visa desenvolver na prática a capacidade física, mental e de defesa. Durante muito tempo à humanidade tratou crianças como um adulto em miniatura, com responsabilidades e deveres. Os jovens, em particular, deveriam mostrar maior interesse por suas famílias e esta, sem dúvida, é uma questão importante, não apenas para o possível praticante de Karatê-Dô, mas também para todos os membros da raça humana. Muitos e diversos são os fatores que contribuem para a formação da estrutura física do homem. Integrar o praticante junto à sociedade, através da prática do Karatê-Dô. com rígida disciplina da prática, estabelecendo metas próprias, buscando suas limitações forjando indivíduos de firme personalidade, evitando que por diversas razões caia no caminho das drogas ou outros vícios que desequilibrem e destruam o jovem ainda em formação. Um aspecto importante do desenvolvimento do caráter é alcançar o equilíbrio entre material e espiritual. A formação e o exercício de ambos os aspectos é considerado como essencial para que o homem possa de fato ser realizador. É também, ainda o equilíbrio, algo que deve ser sempre buscado para garantir uma preparação constante que impeçam imprevistos e, caso aconteçam, se esteja capacitado para lidar com eles. Neste sentido, este trabalho aborda a importância da implantação de jogos, brincadeiras e lutas em assistência as aulas de Karatê-Dô infantil, no sentido de verificar se essas atividades lúdicas auxiliam o aprendizado, as relações afetivo-sociais bem como, o desenvolvimento dos fatores motores em crianças de 06 á 10 anos de idade.
Importância do karatê-dô nas aulas de educação física para o desenvolvimento de alunos das séries iniciais do ensino fundamental
Esta pesquisa tem por objetivo destacar a importância do Karatê-Dô na coordenação motora, equilíbrio e socialização do educando nas séries iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que a busca da perfeição durante a execução das técnicas de Karatê-Dô, pode propiciar a perfeição na realização de outras atividades do dia-a-dia. De modo que hábitos e atitudes desenvolvidas sejam levados como modelo comportamental tanto para a escola, como para a relação com seus familiares e no meio social em que está inserido.
A importância dos componentes curriculares requer que sejam desenvolvidos na escola, expressando um sentido significativo que abrange e compreende as relações desse tema, com a realidade sócio-econômica e cultural de uma comunidade, cidade e país. Conforme os parâmetros curriculares originaram as idéias psicológicas referentes especificamente ao pensamento psicopedagógico, e à experiência.
A proposta curricular dá ênfase à formação intelectual do aluno. O karatê-Dô em particular, tem por meta a formação e o fortalecimento físico, mental e espiritual dos praticantes.
De acordo com a proposta curricular (p.124) "O corpo nesta nova trajetória ganha outros olhares, fazendo emergir a idéia da motricidade (movimento intencional de transcendência) e não do movimento, colocando em debate o paradigma cartesiano de ser humano fragmentado em corpo e mente legado de uma visão mecanicista".
Na Educação Física Escolar o professor e aluno sempre estão frente a oportunidades de articulação das múltiplas dimensões que a abordagem educacional do esporte proporciona. Uma luta esportiva como o Karatê-Dô abrange também essas oportunidades por ter uma estrutura vinculada a princípios filosóficos que permeiam as relações dentro e fora do ambiente escolar. Ações que visem incluir as Artes Marciais como meio de potencializar o desenvolvimento do aluno devem ser avaliadas com profunda atenção pelos professores de Educação Física e equipe técnica das escolas.
Apresentamos assim, na primeira seção do trabalho, o processo histórico e de desenvolvimento do Karatê-Dô, o qual atualmente passa por uma transformação esportiva, mas sua formação tradicional de luta e suas respectivas regras continuam limitando algumas técnicas, garantindo com isso a segurança dos praticantes. O Karatê-Dô enquanto objeto de educação física, atinge todos os seus propósitos, entre eles a melhoria da saúde física e mental, capacidade de raciocínio, flexibilidade, reflexo, autoestima e autocontrole. Pode-se interligar a mente e o corpo, descobrindo suas potencialidades e tornando-se seguro e confiante, fazendo com que muitos sejam atraídos para esta pratica esportiva.
Sob a ótica sociológica, a segunda seção da pesquisa permite uma visão pedagógica da atividade no âmbito escolar. Assim através de estudos de diversos fundamentos científicos, temos hoje á concepção atual da criança considerada como um ser que apresenta várias fases de evolução com características próprias e específicas, portanto, devem-se usar diversificadas formas de ensinar na escola. O Karatê-Dô é uma delas, no qual os alunos podem desenvolver todo o seu potencial de forma prazerosa, tendo uma forma correta de respiração e utilização do seu corpo, produzindo uma série de benefícios à sua saúde, em especial por estarem em fase de crescimento. Deste modo, o Karatê-Dô visa desenvolver na prática a capacidade física, mental e de defesa.
Como princípio básico da terceira e última seção do desenvolvimento da pesquisa consideram- se a aprendizagem como forma de superação da dificuldade, isto tem seu resultado refletido na vida. “Ocasionando a „força mental”, ou persistência, necessária para superar obstáculos ao longo da vida. Superar o medo da luta. Enfrentar o mundo dentro da realidade, notando que o preparo físico e mental é imprescindível á capacidade de nela influir. A criança praticante do Karatê-Dô torna-se mais confiante Romário Nunes, Ernesto Franzoi
Nenhum comentário:
Postar um comentário