As atividades físicas são recomendadas para todas as idades e para qualquer tipo de pessoa. O fisiologista e preparador físico de alto rendimento Gustavo Barquilha fala sobre a importância e características da atividade física para pessoas com deficiência.
Os deficientes também buscam a prática dos exercícios para o melhor condicionamento físico. Gustavo Barquilha, fisiologista, preparador físico e mestre em ciências do movimento humano, ressalta que as pessoas que têm deficiência devem fazer consulta médica antes de começar a realização de qualquer atividade física. “Os deficientes têm os mesmos problemas que os não-deficientes. É necessário ver se eles não têm diabetes, níveis de gordura elevados ou outros problemas que possam atrapalhar a prática das atividades”, destaca.
Adaptação
O especialista afirma que as pessoas com deficiência podem praticar qualquer tipo de exercício, pois existem diversas atividades adaptáveis. “Desde que a patologia esteja controlada, qualquer exercício pode ser feito. Isso irá aumentar o bem-estar e a autoestima do deficiente”, afirma.
Modalidades como natação, corrida, basquete e ciclismo em cadeira de rodas estão entre as atividades mais procuradas pelas pessoas que possuem deficiência.
Para garantir a segurança dos deficientes, os exercícios devem ser acompanhados pelo médico e pelo profissional de saúde responsável pelo paciente, para evitar futuras complicações decorrentes da prática errada de exercício.
Matéria publicada pelo site Porto Gente
Nenhum comentário:
Postar um comentário