OS VINTE MANDAMENTOS DE GICHIN FUNAKOSHI
I- "O karatê começa e termina com o cumprimento": Símbolo do respeito mútuo. O cumprimento também é um símbolo de cortesia e gratidão ao professor; ao fundador; ao Dojô; aos praticantes e ao próprio karatê. Tudo isso nos tornará mais sociáveis e serviremos melhor a sociedade.
II- "Nunca se faz o primeiro ataqueno karatê (karatê Ni Sente Nachi)": Essa frase se encontra na lápide do professor Funakoshi e quer dizer que o karatê não é um meio de ferir e nem provocar danos.
III- "O karatê e retidão": A intenção deve ser boa; deve ser justa.
IV- "Conheça si mesmo para conhecer os outro": Devemos conhecer os nossos pontos fortes e fracos...Assim, conheceremos aos outros.
V- "No karatê o espírito e mais importante que a técnica física": O desenvolvimento físico tem limites, enquanto o mental não o tem. KI SHIN TAI, expressa a necessidade de uma boa união entre espírito, mente e corpo para o desenvolvimento do karateca.
VI- "O karatê e lealdade e espontaneidade": O espírito e a mente devem ser inalteráveis, junto com um coração limpo, fará com que as intenções se apresentem sem medos nem temores, e nossas reações e ações serão boas e adequadas a cada momento.
VII- "O karatê ensina que as adversidades golpeiam quando a desistência": Caiu sete vezes, levanta oito. Nunca desistir.
VIII- "O karatê não se vive somente no Dojô": O karatê deve ser uma forma de vida, deve estar no nosso pensamento sempre; e um modo de comportamento correto; uma forma de ser e agir; um conjunto de valores e intenções. Deve pensar com o espírito do karatê em qualquer coisa da vida.
IX- "O karatê e uma norma para toda a vida": O objetivo do karatê não está em chegar, mais sim em percorrer o caminho. O karatê é um caminho e não um fim, por isso, não se trata de chegar em nenhum lugar. Desta maneira, desfrutaremos o karatê até o último minuto da nossa vida.
X- "O karatê toma como exemplo a natureza": A potência e a estabilidade das montanhas; a adaptabilidade dos canaviais enfrentando os vento; a mudança de direção das águas enfrentando as pedras para seguir avançando; o deslocamento dos animais, seus ataques. O culto do karatê com a natureza, tanto físico quanto espiritual. A natureza é sábia, nos ensina tudo, se quisermos aprender.
XI- "O karatê e como água fervente, se o fogo abaixa,ele esfria": Os valores internos espirituais não devem sofrer variações. Uma vez entendido o karatê na sua profundidade, deve ser mantido com o fogo da alma.
XII- "O karatê não é vencer, mais a idéia de não perder": Não devemos temer o adversário por sua reputação ou força; respeitá-lo sim, porém aceitar a derrota antes da luta, não. Que ele nos derrote, porém não nos derrotemos sozinhos. Pensar em ganhar, com a precaução e não com excesso de confiança.
XIII- "A atitude em função do inimigo": Devemos estudar o adversário e agir consequentemente. Segundo a estatura corpulência, movimentação, velocidade, intenção, etc... Conforme o nosso nível e condições, devemos agir inteligentemente e enfrentá-lo. A estratégia e a tática servem para qualquer tema da vida.
XIV- "O segredo do combate está em diferenciar o verdadeiro do falso": Continuamente recebemos estímulos, ataques verdadeiros e falsos. Devemos saber diferenciar através da nossa intuição e experiência, como contra-atacar. Devemos impor a nossa tática; devemos dirgir e não ser dirigidos.
XV- "Moldar o corpo transformando-o em uma arma": Encontrar o adversário com dignidade e derrotá-lo com força.
XVI- "Quando sais de casa, um milhão de inimigos te esperam": Muitos são os perigos que nos circudam, deve-se estar sempre alerta e atento. Lembrar que qualquer negligência pode levar ao fracasso.
XVII- "O karatê mantém sempre a posição de guarda (kamae). A posição natural Shizentai é para os níveis adiantados": No princípio o kamae é a posição adotada pelos principiantes, sendo forte e concentrada. A posição Shizentai (natural) é mais rápida, permite movimentos mais lógicos é naturais, mas depois de muito treinamento.
XVIII- "O kata é o aprimoramento do estilo, o kumite é diferente": O kata desenvolve certas qualidades para o combate, porém são coisas diferentes. O kata tem personalidade por si mesmo, no kata a distância entre dois oponentes (ma-ai) e a agressão não existe.
XIX- "Não parar de variar ritmos e técnicas": Como o arco, o karateca deve ter contração, expansão, velocidade,relaxamento, concentração e suavidade. Variando continuamente será mais difícil que percebam as nossas intenções. Se surpreendermos continuamente, tudo nos será mais fácil.
XX- "O espírito deve sempre almejar o nível mais alto": Devemos nos adaptar as coisas para superar os desafios. Nunca procure as coisas fáceis, construa-se com cimento forte (kihon).
Nenhum comentário:
Postar um comentário