terça-feira, 6 de junho de 2017

MAKIWARA




1. O QUE É A MAKIWARA ?

Para além de uma tábua recoberta de palha de arroz que se utiliza para treinar os golpes (atemi-waza), é sobretudo um fundamental método tradicional de treino onde se adquire perícia; velocidade; " kime " ; foco; estabilidade; controlo muscular e controlo de respiração, juntando a tudo isto um sentido apurado de concentração e desenvolvimento do " Ki " .

Como tal deve o estudante de Karate ou judô utilizar a sua prática com bastante regularidade, obtendo com isso largos benefícios não só no apuramento das suas técnicas mas também no vigor físico, para além do importante fortalecimento do " Hara ". Na makiwara é uma excelente maneira de se sentir as técnicas de Karate como que aplicadas em alvo real, ao invés de no ar.

Um karateca ou judoka com larga experiência sente que as técnicas daqueles que não utilizam makiwara são bastante mais fracas.

No entanto para aqueles que se vão iniciar no trabalho da makiwara, devo alertá-los de que se trata de um trabalho que exige grande vontade, dedicação e empenho pois no início é bastante doloroso e sempre deveras extenuante.

2. COMO FAZER UMA MAKIWARA

Primeiramente deve-se arranjar um suporte em madeira que seja flexível ( no Japão a madeira utilizada é a Sanji por ser muito forte e ao mesmo tempo com bastante flexibilidade) com cerca de 2,20 metros de altura por 15 centímetros de largura e uma espessura variando de 1 a 5 centímetros que é colocado firmemente no chão até que a sua parte superior esteja à altura dos ombros do praticante.

Quanto à Makiwara propriamente dita deve ser feita em palha de arroz ou ráfia natural com cerca de 6 centímetros de grossura enrolada com corda de cânhamo ou juta entrançada, quanto à largura deve ser semelhante à do suporte.

A parte forrada da Makiwara deve estar à altura do peito, pois se estivesse mais alta o soco seria ascendente e perderia a sua força.

O principiante, ao golpear, sentirá nos seus punhos uma dor considerável, desta forma no princípio é recomendável cobrir com uma toalha.

3. COMO UTILIZAR A MAKIWARA

A Makiwara é usada geralmente para a prática de técnicas manuais, muito embora as técnicas de pernas sejam, por vezes, treinadas. Para os que se vão agora iniciar no trabalho da Makiwara, não devem começar a golpear com muita força, mas sim aumentar a potência do golpe gradualmente, à medida que o punho se vai acostumando a absorver o golpe mais forte. Posteriormente deve ser golpeado com todas as forças.

No momento do impacto expire rapidamente, inspirando em seguida, assim estará a treinar de forma correcta o controle de respiração.

No início as mãos incharão e ficarão com algumas escoriações. Quanto ao inchaço alivia-se metendo as mãos em água gelada, mas quanto às feridas necessitam curar-se antes de prosseguir o treino.

4. GOLPES MAIS UTILIZADOS NO TREINO COM MAKIWARA 

Atemi-wawa

A) TÉCNICAS DE KEN

Método de preparação: Fechar os dedos da mão contra a palma firmemente, apertando o polegar contra os dedos indicador e médio. Os nós devem formar um ângulo recto.
Uma boa altura para praticar a forma de fechar o punho é quando se está no banho. Ensaboam-se as mãos até que os dedos estejam escorregadios, posteriormente deve-se abrir e fechar o punho, como foi descrito, tão rápido quanto seja possível.

B) TÉCNICAS DE KAISHÕ

Ao executar as técnicas de Kaishõ, e para evitar lesões mais graves, tenha a certeza que todos os dedos estão firmemente unidos , os quatro dedos bem esticados e o polegar junto da borda interior da mão, concentrando a força no dedo mínimo. O pulso deve estar em linha recta e tenso enquanto a articulação do cotovelo utiliza um "snap" instantâneo.

5. COMO GOLPEAR NA MAKIWARA - CONSELHOS IMPORTANTES

1º A posição do " Maai " na colocação das pernas, com ambos os pés bem agarrados à terra no momento do impacto;

2º A posição deve ser baixa, baixando o centro de gravidade obtendo desta forma uma maior estabilidade;

3º As ancas devem girar rapidamente e com força, produzindo toda a potência de que o corpo é capaz;

4º Os olhos devem estar fixos profundamente na makiwara;

5º Toda a potência deve estar concentrada no " Tanden ".

Atemi-waza:

Guiaku Zuki - Directo inverso

Guiaku Hanmi - Posição inversa semi frontal

Hanmi - Posição semi frontal

Hara - Ponto situado uns centímetros abaixo do umbigo. Centro de gravidade, ponto de percussão e centro em que reside a vontade. Ponto no qual assenta e do qual parte a energia vital ( KI). Centro de força física e espiritual.

Haishu - Dorso da mão

Haitõ - Borda interior da mão

Kaishõ - Mão aberta

Ken - Punho

Kentsui - Punho em martelo

Ki - Energia vital

Kime - Contracção decisiva no final de uma técnica

Maai - Distância

Shutõ - Mão em sabre

Tanden - Centro do hara

Uraken - Reverso do punho

Guiaku zuki - Sendo uma das técnicas básicas deve ser treinado constantemente quer por principiantes como por experientes.

Ao contrário das técnicas de ataque que dependem, quase sempre, do uso de um movimento de " Snap ", a focagem do soco não é fácil de aprender meramente praticando no ar.

Na preparação para golpear a Makiwara, mantenha-se direito na sua frente a uma distância igual àquela em que, com o braço esticado, o punho desloque a Makiwara cerca de dez centímetros atrás. Para socar rode as ancas totalmente para trás ( hanmi ) mas sem alterar o equilíbrio, e estenda a mão contrária para a frente; então desfira o soco na Makiwara projectando as ancas para a frente ( guiaku hanmi ).

Deve ter em atenção o golpear correctamente, utilizando os pontos corretos de impacto do punho.
Cerca de cem socos com cada mão já é razoável para uma sessão de treino.

Uraken - Mantenha-se numa postura a 45º da makiwara. Execute a técnica utilizando o cotovelo em movimento de " snap ".

Uma variação que torna o ataque mais eficaz é começar de frente passando para uma distância lateral no momento que execute o golpe.

Kentsui - Mantenha-se numa postura semelhante á do uraken, utilizando a área do punho externa próxima do dedo mínimo desfira o golpe, assegurando-se que tem o punho fortemente fechado.

Shutõ - Assuma uma postura frontal ao lado da Makiwara. Para a sua execução, rode as ancas para trás e depois para a frente.

Haitõ - Adopte a mesma postura e procedimento do shutõ.
 -
Haishu Assuma uma postura a 45º da Makiwara. Execute a técnica utilizando o dorso da mão
esticada e tensa.



Enviar por e-mailBlogThis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário