terça-feira, 16 de maio de 2017

Vale a Pena Ver de Novo!

Karatê é a modalidade com golpes mais efetivos, aponta enquete


Com 43,3% dos votos dos internautas, a luta foi a indicada como a mais forte se comparada ao Muay Thai, ao Taekwondo e ao Boxe. Assista reportagem com testes


Por GloboEsporte.comRio de Janeiro

   Após a consolidação do MMA como esporte, muitas pessoas se perguntam se alguns lutadores possuem vantagem em relação aos outros por dominarem um determinado tipo de luta. Com campeões de MMA de diferentes especialidades de luta, a pergunta continua: será que praticar diferentes formas de luta de fato faz tanta diferença? Será que o treinamento de cada modalidade implica no desenvolvimento de habilidades específicas? Ou, no fim das contas, as artes marciais são todas parecidas e sem grandes variações?

   Na reportagem de Guilherme Roseguini, exibida no Esporte Espetacular, quatro representantes de quatro artes marciais bem diferentes realizaram testes de performance: Karatê, Taekwondo, Muay Thai e Boxe. Pelo site, os internautas votaram na modalidade em que acreditam possuir maior efetividade nos golpes. Com 43,3% dos votos, o Karatê ficou em primeiro lugar, seguido pelo Taekwondo, que recebeu 40,2% dos votos. Em terceiro ficou o Muay Thai, com 13,7%. Já o Boxe, uma das lutas mais antigas, não nem 3% da preferência dos internautas.

Testes foram realizados com os quatro atletas com conhecimentos diferentes de lutas.

Na reportagem, dois dos atletas são praticantes puros, dedicados a apenas a um estilo, e dois mesclam uma especialidade com conhecimentos de outras modalidades, porque duelam no octógono do UFC. Douglas Broose, campeão mundial de Karatê; Diogo Silva, ouro nos jogos Pan-Americanos no Taekwondo; Elias Silvério, especialista em Muay Thay e lutador de MMA e, Júnior Cigano, craque no Boxe e ex-campeão dos pesos pesados do UFC.

O consultor Irineu Loturco, especialista em treinamento esportivo, foi o profissional convidado para mapear a execução de golpes básicos que todos precisam utilizar em combate: socos e chutes. A reportagem não indica um tipo de luta predominante, mas destaca características importantes de cada uma. No octógono, quem se dá bem é aquele que nunca fecha os olhos para o novo, que está sempre disposto a absorver conhecimentos, pois um bom lutador nunca para de aprender novas maneiras de lutar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário