sexta-feira, 30 de junho de 2017
quinta-feira, 29 de junho de 2017
A CRIANÇA E A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA - PSICOMOTRICIDADE
Todas as pessoas necessitam de atividades físicas para o seu desenvolvimento, tanto no aspecto biológico quanto para o conhecimento do corpo, para criar habilidades de controle e coordenação, equilíbrio e harmonia, força e agilidade, em diferentes atividades.
________________________________________
Todas as pessoas necessitam de atividades físicas para o seu desenvolvimento, tanto no aspecto biológico quanto para o conhecimento do corpo, para criar habilidades de controle e coordenação, equilíbrio e harmonia, força e agilidade, em diferentes atividades.
A atividade física deve ser assegurada e promovida durante toda a vida das pessoas, criando, assim, um estilo de vida ativo, assegurando saúde, disciplina e lazer. As atividades físicas individuais ou coletivas, culturais ou de lazer, contribuem para o desenvolvimento das potencialidades do ser humano, trazendo melhorias na qualidade de vida.
As crianças precisam ser estimuladas para se movimentarem e motivadas a gostar das atividades físicas, possibilitando que estas se tornem parte integrante do seu cotidiano. As escolas têm se preocupado em promover esta educação efetiva para a saúde e para a ocupação saudável do tempo livre com exercícios físicos, jogos e competições, mas cabe também aos pais incentivarem e participarem junto com os filhos destas atividades.
A educação física traz muitos benefícios para a criança, tais como:
• Conhecer e dominar o próprio corpo.
• Auxiliar no desenvolvimento da inteligência ou cognitivo.
• Estimular as relações com as outras pessoas.
• Desenvolver competências como comportamentos saudáveis, atitudes e valores.
• Incorporar hábitos saudáveis como o esporte e atividades de lazer.
• Ajudar no desenvolvimento da autonomia e na formação do caráter.
• Elevar a autoestima.
Os pais devem ser os parceiros na hora de educar, acreditando e fazendo o melhor como modelo de apoio e, de modo especial, de pessoas que ensinam e aprendem juntas. Devem criar oportunidades interessantes para se exercitarem junto com os filhos em casa ou em locais como praças públicas e de lazer, levando em conta que:
• Atividades como dançar, caminhar, correr, pular corda e outras brincadeiras podem ser incorporadas no dia a dia e realizadas em família.
• Brincadeiras como jogar bola e pular amarelinha, por exemplo, podem ser resgatadas e trazer alegria para a criançada.
• A criança gosta de movimento. Podemos estimulá-la tendo o cuidado de não forçá-la a fazer o que não gosta, mas motivá-la a conhecer atividades diferentes. Amar é propor!
• A criança vai criando novas competências quando vivencia vários esportes, portanto, ela deve experimentar um pouco de tudo para descobrir o seu potencial.
• O esporte deve ser oportunizado como uma atividade saudável, de forma lúdica, flexível, sem o caráter puramente competitivo, mas para aprimorar o desempenho do corpo.
As atividades físicas, como expressão do lazer e do esporte, devem envolver o próprio viver, especialmente às crianças e aos adolescentes, pois contribuem na formação e expressão de vida.
Matéria publicada pelo site Educar para Crescer
O DESENVOLVIMENTO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS PSICOMOTORAS ATRAVÉS DA CAPOEIRA
Por ser eclética, a Capoeira possibilita trabalhar diversas inteligências sempre respeitando as limitações reverenciando os talentos de cada um.
________________________________________
Por ser eclética, a Capoeira possibilita trabalhar diversas inteligências sempre respeitando as limitações reverenciando os talentos de cada um.
As crianças são estimuladas desde a mais tenra idade, por tudo que a circundam. O estudo sobre o cérebro resulta em um avanço importante para avaliarmos os alunos, de forma com que os mesmos demonstrem e despertem talentos específicos, escondidos no seu ser interior.
Através dos estudos do psicólogo e neurologista “Horward Gardner” (1980-1990) foram identificadas e comprovadas nove (9) inteligências, tendo mais duas (2)em estudos. Sendoque todos nós nascemos com capacidades de desenvolver todas as inteligências, embora termos potenciais diferenciados façam isso naturalmente, considerando também a carga genética que pode ser determinante. E agora temos uma oportunidade de respeitarmos as limitações e reverenciar os talentos de cada um, utilizando-os como forma de aprendizado, na capoeira que é tão eclética, envolvem movimentos corporais, coordenativos de equilíbrio, força, resistência, musicalidade, ritmo, resgate histórico e de valores humanos. Eis as inteligências que podemos trabalhar dentro da Capoeira:
1) Inteligência Espacial; Definimos como a capacidade de perceber uma forma ou um objeto, Percebe-se o mundo visual com precisão. Sendo assim, podemos citar os pilotos de automobilismo, que no percurso da corrida acontecem às ultrapassagens, relação de tempo e espaço. Na capoeira com a movimentação sem o contato e com o controle corporal desenvolve bem a noção espacial.
2) Inteligência Lingüística;
O dom da linguagem é universal, e seu desenvolvimento nas crianças é constante em todas as culturas. Na capoeira não é diferente, o praticante aprende a se expressar e a questionar a si próprio e aos próximos com o objetivo de crescimento de grupo. Além de conhecer as palavras de costume da capoeira, como: Iê! Camará!Etc.
3) Inteligência Lógico-Matemática;
No indivíduo talentoso, o processo de resolução de problema é surpreendentemente rápido. No desenrolar do “jogo da capoeira” há situações em que a astúcia, velocidade e a ação de arco-reflexo são utilizadas, tendo que a velocidade de reação ser instantânea. Defesa e ataque. Pergunta e resposta.
4) Inteligência Musical;
Considerada como um domínio intelectual autônomo. Para apreciar a função dos ritmos no trabalho musical, o indivíduo precisa ter uma competência numérica básica para desenvolver sua área musical, desenvolvendo assim cada vez mais, sua inteligência musical. A capoeira é a única arte marcial que possui a música, e ela é o fundamento principal, pois o participante deve respeitar a cadência tocada pela orquestra, devendo reconhecer o tipo de toque, ou canção e reagir conforme a ação solicitada, e de contrapartida a orquestra estar atenta a algum acontecimento durante a “roda” e improvisar naquele instante.
5) Inteligência Corporal-Cinestésica;
A capacidade de realizar movimentos quando dirigidos reflexivamente, ou numa base involuntária que começa desde cedo com as crianças. Arte dança esporte, lazer com o corpo em movimento, tudo isso e muito mais é a capoeira. O preparo físico progressivo, junto com o controle corporal, trabalhando força, resistência, flexibilidade que são desenvolvidas.
6) Inteligência Inter-Pessoal;
Baseada na capacidade de perceber a capacidade de perceber as distinções entre os outros, suas intenções e desejos. Perceber o semblante “feroz” ou “alegre” ou “maroto” no momento do jogo, essa sociabilização e a distinção da sua forma de jogar “manso”, “valente” ou “brincalhão”, depende da situação que envolve aquele determinado jogo. Um controle emocional para com os outros.
7) Inteligência Intra-Pessoal;
Controlar suas próprias emoções, conhecer a si mesma. Nos treinos, ou ao “entrar na roda”, onde você está literalmente no centro das atenções, a vergonha de errar, esquecer ou louvar sua autoestima, o desenvolvimento dessas emoções, dentro do nosso ser.
8) Inteligência Naturalista;
Os escravos africanos viviam na África em harmonia com os animais, conheciam bem a selva, usavam inclusive as “matas da capoeira” para organizarem emboscadas perante os capitães do mato, assim como os índios que distinguem bem as plantas venenosas das benéficas. E ao trabalhar nas confecções dos instrumentos, necessita-se do reconhecimento das matérias-primas. Ex: Berimbau- madeira (beriba, outros).
9) Inteligência Pictórica;
Trabalhando com desenhos, tentar expressar o ritmo de executar o “desenhar”, e expressar através dos traços, o sentimento ou o aprendizado referente aquele determinado momento.
10) Inteligência Contextual (em estudo);
Conscientizar-se a respeito da era ou época existente ou mencionada. Como a história da capoeira Sua origem, os processos de pluralidade cultural, traçando um paralelo, bem próximo à história.
11) Inteligência Para-psíquica; (em estudo);
Além de trabalhar com alto nível de energia, o toque do berimbau, instrumento absurdo de uma (1) corda só, expressa o lamento do escravo em busca da liberdade. A parte da espiritualidade da capoeira não tem nada a ver com religião e sim com o pensamento, as vibrações positivas de companheiro para companheiro. A admiração ao mestre, seu ídolo, aquele em que você se espelha.
P.S. {Pesquisa iniciada no terceiro ano do curso de Educação Física, na Faculdade de Educação Física de Santos –FEFIS_UNIMES, em 1998, na matéria de Psicomotricidade, que tinha como docente o Professor Marcelo Airãs Ducalov, e desenvolvida ao longo desses anos no Projeto Capoeira Escola/Baixada Santista do Professor Márcio Rodrigues dos Santos, também responsável pela pesquisa}.
Bibliografia:
* GARDNER, Howard. A criança é o pré-escolar: como pensa e como a escola pode ensina-la, Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.
Assinar:
Postagens (Atom)