Especialistas recomendam que sejam usadas máscaras caseiras, para evitar a falta de máscaras médicas para profissionais de saúde.
O uso das máscaras diminui a chance de contágio pelo novo coronavírus, reforçaram especialistas. A recomendação já havia sido feita pelo Ministério da Saúde e pela OMS, ainda que com ressalvas
Veja, mais abaixo, ilustrações que mostram as chances de contágio entre duas pessoas que conversam. Uma delas está doente (a da esquerda); a outra, não. As situações mostram a probabilidade de se contaminar se apenas uma delas está usando máscara, se nenhuma delas está usando o acessório e se as duas estão usando.
Quando as duas pessoas conversam sem máscara, a chance que a pessoa saudável pegue a Covid-19 da pessoa que está doente é muito alta:
Quando a pessoa saudável passa a usar a máscara, a chance de contágio diminui, mas permanece alta:
Já quando a máscara é colocada apenas na pessoa que está doente, a chance de contágio diminui mais, mas ainda é média:
Quando as duas pessoas – tanto a que está doente como a que está saudável – usam a máscara, a chance de contágio pela Covid-19 é baixa:
A chance de contágio vai diminuindo, portanto, se todas as pessoas usarem as máscaras, porque aumentam as barreiras de proteção contra o vírus.
"Eu acho que a máscara, sim, é eficiente. E muito importante que quem tenha sintomas use a máscara.", ressalta o infectologista Mario Gonzalez, do Instituo de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, ligado à USP.
Fonte: Bem Estar - G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário