sexta-feira, 10 de novembro de 2017

SIGNIFICADOS DOS KATA SHOTOKAN

Kata Shotokan – A essência do Karatê Shotokan são os Kata. Os kata são movimentos ou formas de lutas imaginárias que o praticante executa. Para a execução de um Kata é necessário levar em conta os seguintes fatores:

A arte dos Kata Shotokan

O uso correto da força;

A velocidade do movimento ( lento ou rápido); e
A expansão e contração do corpo.
A beleza, a força e o ritmo do Kata dependem desses três fatores.
SIGNIFICADOS DOS KATA
HEIAN: (Paz e Tranqüilidade) – São técnicas relacionadas com as posturas básicas. Treinando esses Kata e aprimorando, você será capaz de se defender com muita habilidade.
São cinco formas de HEIAN:
HEIAN SHODAN                   
HEIAN NIDAN               
HEIAN SANDAN                                 
HEIAN YONDAN       
HEIAN GODAN

TEKKI: (Cavaleiro de Ferro) ou (Andar a Cavalo): A principal característica deste Kata é a postura Kiba-Dachi. A sua prática é o desenvolvimento da força (Kime).
São três formas de TEKKI:
TEKKI SHODAN             
TEKKI NIDAN                 
TEKKI SANDAN

BASSAI: (Romper a Fortaleza) ou (Atravesar a Fortaleza): Esse kata foi desenvolvido para o confronto contra um adversário forte ou superior, que dificilmente se vê algum ponto fraco. Contém as principais técnicas básicas do Shotokan.
São duas formas de BASSAI:
BASSAI DAI
BASSAI SHO – Desenvolvida pelo mestre Funakoshi

KANKU: (Olhar Para O Céu) ou (Contemplar o Céu): O nome está relacionado ao primeiro movimento do Kata, onde o praticante levanta as mãos e olha para o céu. Origina-se do mesmo introduzido por Ku Shanku, integrante do exército chinês.
São duas formas de KANKU:
KANKU DAI – é um dos katas mais longos do Shotokan
KANKU SHO – Desenvolvida pelo mestre Funakoshi
JITTE: (Dez Mãos) ou (Dez Técnicas): É um Kata que proporciona um bom condicionamento físico, sua postura é bastante audaz e para iniciantes se torna bastante difícil. O próprio nome sugere que o praticante que tenha aprendido este Kata é tão eficiente como cinco homens de uma vez só.
JITTE 
                       
HANGETSU: (Meia-Lua): Neste Kata, uma das grandes características é a respiração, sendo devidamente trabalhada de forma sincronizada com os movimentos. Nos movimentos são descritos semicírculos com as mãos e os pés de maneira característica para frente, sendo seu nome derivado deste fato.
HANGETSU
                 
ENPI: (O Vôo Da Andorinha):  Como o próprio nome diz, o movimento representa a agilidade e a rapidez do seu vôo. No Shotokan é um dos Katas mais rápidos.
ENPI   
                           
GANKAKU: (O Grou Sobre a Rocha): A postura em uma só perna é a característica deste Kata, que ocorre repetidamente. Representa uma garça pousada com sua visão esplêndida sobre uma pedra, prestes a atacar a sua vítima.
GANKAKU
                   
JION: (Amor e Gratidão): O Jionji é um famoso velho templo budista. O nome sugere que o kata tenha sido introduzido por alguém identificado com o templo Jion. É um Kata de bases pesadas.
JION                                 
CHINTE: (Mãos Estranhas) ou (Técnicas Estranhas): São técnicas não muito comuns. Tornando-se necessário atingir pontos do corpo onde não haja vantagem física, situação em que o oponente tem uma vantagem física muito maior.
CHINTE                         
UNSU: (Mãos e Nuvens): O nome significa “Defesa contra a Nuvem”. É um Kata com estilo do Dragão por Mestre Aragaki. Não se tem conhecimento onde ele treinou, mas as influências chinesas sugerem que tenha sido no continente chinês.  Kata possuidor das mais simples até as mais complexas técnicas, sendo recomendado somente para praticantes de alto nível técnico.
UNSU
                                 
SOCHIN: (Espírito Inabalável): Kata de bases pesadas primando para o desenvolvimento da base, postura e força. Este nome sugere que o praticante aprimorando e dominando este Kata, não temerá nada.
SOCHIN
                             
NIJUSHIHO: (Vinte e Quatro Passos): Apesar da pouca quantidade de posições é um Kata bem complexo. Possui uma grande variação de técnicas de defesa e contra-ataque e faz uma rápida mudança de direção.
NIJUSHIHO
                       
GOJUSHIHO: (Cinquenta e Quatro Passos): Estes são um dos maiores Kata do Estilo Shotokan. Neles existem técnicas que não se encontram em nenhum outro Kata.
São duas formas de GOJUSHIHO:
GOJUSHIHO DAI             
GOJUSHIHO SHO
             
MEIKYO: (Espelho Limpo) ou (Espelho da Alma): Kata misterioso, pressume-se que mesmo antes do Mestre Gichin Funakoshi introduzir o Karate de Okinawa no Japão, os japoneses já o conhecia. Uma lenda japonesa  a respeito de Ameratsu, a Deusa do sol, conta-se que ela havia perdido seu espelho e não podia mais admirar-se, ficando muito aborrecida. Ficando assim, o mundo em trevas. Então os outros Deuses enviaram um grande guerreiro para realizar a “Dança da Guerra”, e esta dança foi nomeada de Meikyo. Meikyo é traduzido como “O Espelho da alma”. Seu antigo nome era Rohai, o qual está agora voltando a ser usado.
MEIKYO 
                         
JI’IN: (Amor e Proteção): Kata de bases pesadas e sempre visando uma melhor postura do praticante. Segue o mesmo princípio do JION.
JI’IN
                                     
WANKAN: (Coroa Real): É o Kata com apenas um kiai, é o mais curto do Karate Shotokan. Contém técnicas básicas e avançadas como torções, é sem dúvida um Kata singular.
WANKAN
Obs: A palavra Kata não tem plural, só deve ser escrita no singular, mesmo que falemos de mais de um Kata.

Fonte : Karatê Shotokan

Nenhum comentário:

Postar um comentário