sexta-feira, 10 de novembro de 2017

FAIXA PRETA


Pouco se fala sobre formas de se praticar um Kata. Aqui estão algumas dicas para você praticar e melhorar suas técnicas, elevando sua compreensão de Kata a um nível mais profundo.

 Dicas:

Faça o Kata observando através de um espelho. Segundo pesquisa quando se faz algo sobre o lado “oposto” melhora o lado “regular”, por ativar caminhos neurológicos no cérebro associado com padrão de movimento do Kata (conhecido como efeito do treinamento contralateral).
Comece o Kata de trás para frente. Inicie com o último movimento e termine com o primeiro. Difícil? Experimente.
Treine através do espelho só que de trás para frente. E agora, consegue? Claro que sim.
De olhos vendados ou olhos fechados faça o Kata. Neste treinamento o sentido visual será desligado com o objetivo de aumentar significativamente a consciência e também outros sentidos como a audição e o equilíbrio.
Faça o Kata na sua mente. Imagine você fazendo o Kata do início ao fim, seja no supermercado, no ônibus, em casa, etc…
OBS: não se desligue atravessando uma rua, dirigindo, fazendo uma prova, ou algo parecido. OK?
Pratique em lugares diferentes, no deserto, na praia, nos gramados. Respire outros ares.
Pratique o kata o mais rápido que puder. Só a velocidade que importa neste treinamento. Foco e disciplina mental devem estar presentes.
Faça-o lentamente.
Treine as suas aplicações. Afinal o Kata é uma luta imaginária.
Use pesos nos tornozelos e pulsos. Você ganhará mais resistência a seus membros. Nesta situação não há movimentos rápidos.
Pratique na água. A altura da água não pode ficar acima dos ombros. Neste treinamento a água criará uma espécie de resistência além de ser excelente para aliviar o estresse das articulações.
Filmar seu Kata é uma boa idéia para verificar os pequenos detalhes. Filme em vários ângulos.
Treine o kata com música. Uma música que desperte em você motivação para treinar cada vez mais.
Assistir alguém fazendo Kata ao vivo ou através de vídeo, de preferência alguém com técnicas apuradas. Pesquisa mostra que os neurônios acendem como se fosse você realizando fisicamente.
Faça o Kata sem ajuda de espelhos.
Utilize um livro de capa dura em sua cabeça. Mantenha uma linha central para o controle dessa técnica, e tente aumentar gradualmente a velocidade dos movimentos.

Fonte : Karatê Shotokan

Nenhum comentário:

Postar um comentário