quinta-feira, 17 de maio de 2018

JUSTIÇA FEDERAL TIRA PODER DA CREF SOBRE ARTES MARCIAIS


Federal em sentença transitada em julgado garante que CREF não mais atua nas artes marciais

Quanto aos artigos 1º e 3º da Lei n. 9.696/1998, não se verificam as alegadas violações, porquanto não há neles comando normativo que obrigue a inscrição dos professores e mestres de danças, ioga e artes marciais (karatê, judô, tae-kwon-do, kickboxing, jiu-jitsu capoeira etc.) nos Conselhos de Educação Física, porquanto, à luz do que dispõe o art. 3º da Lei n. 9.696/1998, essas atividades não são caracterizadas como próprias dos profissionais de educação física.


A partir desta decisão, os CREFs ficaram impedidos de fiscalizar os instrutores de lutas, danças e ioga sob pena do cometimento do ilícito de abuso de autoridade, previsto no art. 6º da Lei 4.898/65.
Segundo matéria veiculada na conceituada revista esportiva “COMBAT SPORT” de nº 54, p. 30-31, que é assinada pelo doutor Advogado PAULO SÉRGIO CREMONA, OAB/SP 55.753, fica estabelecido que “as artes marciais em geral estão definitivamente livres da interferência dos
Conselhos Federal e Regionais de Educação física em todo o Brasil”.
O caso teria sido julgado através do Processo nº 2003.61.00.016690-1, perante o MM. Juízo Federal da 19ª Vara Cível da Seção Judiciária de São Paulo, que garantiu que CREF não pode exigir registro nos seus arquivos, fiscalizar e ou cobrar quaisquer valores de entidades de artes marciais e de seus praticantes.
O Julgado teria sido submetido à apelação, insistindo na exigência de inscrição dos profissionais de artes marciais, contudo o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, através da Egrégia Terceira Turma, por unanimidade, negara provimento à referida apelação, conforme acórdão nº 1333/2010. A decisão transitou em julgado em 05/05/2010, portando não cabe mais recurso.
Resumindo-se, podemos concluir que, em razão da decisão judicial, nenhuma entidade administradora de artes marciais (Confederação, Federação, liga, etc.), nenhuma associação, ou academia, ou clube, ou escola onde se pratica arte marcial, e por via de conseqüência, nenhum praticante, instrutor ou professor de arte marcial, estão obrigados a cursar faculdade de educação física ou registrar-se no Conselho Regional de Educação Física, bem como pagar quaisquer taxas ou emolumentos e muito menos sujeitarem-se à fiscalização dos referidos órgãos.

O texto integral do acórdão pode ser consultado e obtido no site do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (www.trf3.jus.br).
foto.ilustrativa google
fonte. portal do vale tudo

quarta-feira, 11 de abril de 2018

KARATÊ: CRIANÇAS APRENDEM BRINCANDO


Existe idade para iniciar a prática de uma arte marcial japonesa? O professor Washington Melo tem uma resposta surpreendente: quanto mais cedo, melhor.

   Por meio de uma técnica diferenciada criada pelo sensei amazonense, repleta de atividades lúdicas que mesclam brincadeiras com conceitos tradicionais, o karatê também pode ser considerado esporte infantil.

   Foi ao longo dos 34 anos de prática e 26 como professor que Washington pode observar, idealizar e finalmente criar uma metodologia única de ensinar karatê aos pequenos. Todavia, não foi tarefa fácil. O Sensei sabe que o público mirim é exigente.

   “Quando a criança que está dividindo o espaço conosco se mostra contente, é porque ela está de fato contente”, explica. Por isso, mesmo após tantos anos de preparo, apenas em 2012 resolveu colocar-se à disposição do mercado voltado para crianças. A aceitação foi imediata.

Para estimular a atividade, são utilizados métodos não-convencionais.

   “Uso tampinha de garrafa, garrafas pet, elástico, pregador de roupa, macarrão de natação, bambolê. Vou adaptando a arte, fazendo com que eles aprendam”, comenta o atleta, que teve de ajustar seu sonho à realidade brasileira. “Você chega numa academia da Europa e tem todo o material disponível. Já aqui no Brasil não se encontra essas coisas com facilidade”, afirma.

   Por trás do momento lúdico, no entanto, está a introdução a conceitos consagrados do karatê, a exemplo da disciplina, grande foco da arte marcial. E como é de senso comum, os pequenos podem ser um pouco difíceis para internalizar certos comandos de autoridade.

   No tatame, Washington garante que a dificuldade é infinitamente menor. “Resume-se a aprender brincando. Além do movimento, eles estão aprendendo a ouvir não, a ter contato com limites que talvez não estão acostumados em casa ou no colégio. Aqui eles aprendem a sociabilizar, e a ser tocado pelo colega sem achar que é uma agressão”.

Matéria publicada no site Em Tempo Online

Aproveite e traga seu filho para treinar conosco!
Temos Karatê Shotokan toda segunda, quarta e sexta a partir das 16h no Centro de Treinamento US TEAM - Unidade Mesquita.

terça-feira, 10 de abril de 2018

10 BENEFÍCIOS DO MUAY THAI PARA BOA FORMA E SAÚDE

O Muay Thai é uma das artes marciais que mais têm se destacado nas academias. O esporte possui origem tailandesa e também pode ser conhecido como “Boxe Tailandês”. É comum se questionar sobre quais contribuições um determinado esporte pode oferecer à sua vida, essa é uma pergunta chave para se apaixonar pelos exercícios. Os chutes e socos são muito recomendados para aqueles que desejam queimar as gordurinhas extras, mas os benefícios do Muay Thai não se limitam a isso.



Se você está pensando em se inscrever em uma turma, conheça os principais benefícios do Muay Thai, e quais contribuições são válidas para sua vida.

1. Disciplina                                                                         


Ela é fundamental não só no Muay Thai, mas em todos os esportes. A disciplina pode ser aplicada desde o início da prática, mas o aprendizado contribui para que respeite os limites dos adversários, e admita que a oposição deve existir apenas no posicionamento das aulas. A disciplina adquirida com o esporte pode não só ser posta em prática durante a aula, mas sim construir uma melhor doutrina comportamental em diversos campos da vida.

2. Coragem

As aulas de Muay Thai simulam confrontos, e para aqueles que jamais se imaginaram em determinada situação, esquivar-se de golpes e assumir uma postura desafiadora pode encorajar para lidar com diversas situações em suas vidas, configurando-se mais um dos benefícios do Muay Thai para seus praticantes.
Há inúmeras pessoas que acreditam não possuir características para evoluir no esporte, mas após a adoção da prática, há o reconhecimento de que a coragem inicial apenas se multiplica com a dedicação. A coragem adquirida com os desafios dos exercícios propostos induz ao reconhecimento das limitações, a superar as dificuldades e evoluir como praticante de Muay Thai.

3. Autoconfiança


A vivência dos conhecimentos das artes marciais tende a despertar ainda mais interesse por informações para evolução e aprendizado. Quanto mais se dedica ao esporte, mais rápido os benefícios do Muay Thai são adquiridos, as esperadas mudanças corporais se tornam reais e você se torna mais autoconfiante para lidar com diversas eventualidades, seja com seu oponente em aula, ou para se impor em momentos oportunos.

4. Força                 


O treinamento regular de Muay Thai pode ajudar a construir maior aptidão de resistência. Durante as aulas, o seu corpo ficará exposto a rotinas de exercícios de alta intensidade, o que favorece na sua evolução corporal, tornando-se assim mais forte e resistente. Dentro das academias, é importante destacar que não deve ser aplicada força sobre os oponentes, mas o conhecimento sobre os movimentos contribui para seu corpo ficar mais forte e preparado para possíveis choques ou pancadas.

5. Massa magra e massa gorda     

Quem não deseja queimar aquelas gorduras indesejadas e ainda ganhar massa magra? Pois é, com apenas alguns meses de treinamento de Muay Thai, você poderá desfilar uma silhueta mais enxuta e um corpo melhor composto, pois obterá melhores índices de gordura e massa corporal.
Os benefícios do Muay Thai ainda possibilitam que você tonifique o seu corpo, o que pode ser muito eficaz para impulsionar o seu sistema imunológico, assim mantendo o corpo em forma, e, principalmente, reduzindo a possibilidade de doenças.
Você poderá notar os benefícios físicos logo após a quarta semana de prática, o seu metabolismo mudará, seu corpo se mostrará mais fortalecido e definido, assim evidenciando os músculos que antes estavam sob a camada de gordura. Quando nos referimos ao metabolismo, é dito que o Muay Thai pode favorecê-lo não só durante a prática, mas também durante todo o dia, dando uma pequena forcinha àqueles que desejam efeito anabólico.
É importante destacar que o Muay Thai não se responsabiliza por altos ganhos de músculos, por isso, muitos atletas e esportistas conciliam as rotinas de Muay Thai e musculação, sendo essa uma combinação mais poderosa.

6. Flexibilidade


Os movimentos e golpes realizados nos treinos regulares de Muay Thai possibilitam que você aprimore a sua flexibilidade, assim condicionando-o a muitas outras atividades. A flexibilidade corporal pode reduzir desconfortos e ainda favorecer a realização de algumas atividades diárias. A execução dos movimentos pode se tornar mais fácil, e a possibilidade de ocorrências de lesões se torna menor.

 7. Coordenação motora


Esquiva, chuta, jab… Pois é, conciliar golpes e movimentos utilizando diversos membros de seu corpo pode se tornar uma tarefa difícil, mas isso ocorre apenas inicialmente. Os treinos regulares possibilitam que você se sinta cada vez mais preparado para atingir o oponente, ou se proteger de algum ataque. Alguns benefícios do Muay Thai neste campo são que o seu tempo de reação será reduzido, seu reflexo ficará mais aguçado, e você se manterá em evolução enquanto se dedicar ao esporte.

8. Novas amizades


Os instrutores de Muay Thai dividem as turmas em duplas, para que os golpes sejam simulados e executados com características de ‘combate’. Essa companhia não necessariamente é a mesma em todas as aulas, o que faz com que a troca de experiências e conquista de novas amizades sejam mais benefícios do Muay Thai.
As aulas podem contribuir para que você conheça e conviva com pessoas muito diferentes de você, o que pode ser uma excelente maneira de aumentar o seu ciclo de amizades, não só voltado para finalidades do próprio Muay Thai, mas também para diversos interesses.

9. Emagrece


O Muay Thai tem sido escolhido por diversas pessoas, e essa procura pode ser justificada principalmente pela sua contribuição para perda de peso. Se você praticar em média 90 minutos dessa luta, é possível eliminar em torno de 750 a 800 calorias, o que pode ser muito positivo para pessoas que estão com uma dieta voltada para perda de peso. Os benefícios do Muay Thai visam também a função cardiorrespiratória, o que favorece o melhor controle de respiração, e também a função metabólica.

10. Agilidade mental


O Muay Thai nada mais é que um duelo, um conflito onde o oponente ganhador deve ter analisado melhor os golpes, se esquivado adequadamente, e aproveitado as oportunidades corretas para superar o outro no momento certo.
As artes marciais são muito julgadas pelos esforços físicos necessários, mas é fundamental que saibamos que para se defender, é necessária uma análise sobre novas táticas para se superar, por isso, podemos afirmar que o Muay Thai contribui para a formação de uma melhor aptidão estratégia, assim favorecendo e também treinando sua mente para lutar e se defender de forma rápida e eficiente.

Aproveite e vem praticar com a gente!

Temos Muay Thai toda terça e quinta, às 21h no Centro de Treinamento US TEAM - Unidade Mesquita.

BENEFÍCIOS DO JIU JITSU PARA AS CRIANÇAS


As aulas de Jiu Jitsu para crianças tem por objetivo melhorar a concentração, proporcionar auto-estima, disciplina e saúde com total segurança. Muito mais do que apenas golpes e posições marciais, nesta modalidade busca fortalecer a relação de amizade entre pais e filhos, formar o caráter e possibilitar que a criança atinja a adolescência com seus princípios morais já formados.seus princípios morais já formados.


A criança de hoje, é o formador de opinião de amanhã, um bom professor não tem como objetivo formar campeões e sim formar pessoas vitoriosas na vida. Em toda aula e atividade há sempre uma relação muito próxima com a realidade do dia a dia, preparando as crianças para o futuro com responsabilidade e segurança.

Benefícios do Jiu Jitsu para as crianças

1. Controle muscular;
2. Aperfeiçoamento do reflexo;
3. Desenvolvimento do raciocínio;
4. Equilíbrio mental;
5. Reforço do caráter e da moral;
6. Fortalecimento da auto-confiança;
7. Respeito aos companheiros;
8. Senso de disciplina e hierarquia.

Lições do Jiu Jitsu levadas para vida

• Não se ganha sempre, mas mesmo na dificuldade existe aprendizado;
• Os melhores não nasceram bons, eles suaram para conseguir o que queriam;
• Aprendendo a se defender as crianças melhoram o seu auto-controle;
• Companheirismo e amizade, os amigos verdadeiros são para vida toda;
• Criação do espírito de equipe;
• É de erro em erro que se atinge a perfeição;
• Olhar no olho das outras pessoas – não em sinal de desafio, e sim de respeito, compreensão, igualdade;
• Hábitos saudáveis, disciplinas e regras;
• Vencer (na vida ou nas artes marciais) não significa machucar nem pisar em cima de ninguém.

O Jiu Jitsu infantil na prática

As crianças aprendem na prática a competir com honestidade; Ser humilde, reconhecendo os erros e acertos; Cair, levantar e recomeçar; Desfrutar das amizades dos colegas.

Como um esporte de contato, o Jiu Jitsu brasileiro oferece um ambiente desafiador, porém seguro que permite a criança amadurecer para se tornar um campeão da vida.

A prática do Jiu Jitsu infantil vai muito além das conquistas do tatame. A disciplina e excelência exigidos pelos nossos instrutores muitas vezes reflete positivamente no comportamento da criança em casa e na escola.

Aproveite e traga seu filho praticar conosco!
Temos Jiu Jitsu toda terça e quinta, às 19h no Centro de Treinamento US TEAM - Unidade Mesquita.


11ª COPA PIRAÍ DE KARATE


segunda-feira, 9 de abril de 2018

KICKBOXING A AULA DE LUTA QUE EMAGRECE E DÁ MAIS FORÇA

Luta que vem fazendo a cabeça de muitas mulheres, Kick Boxing reduz a gordura corporal e modela o corpo


Ataques, joelhadas, cotoveladas, socos e chutes... esses são alguns dos golpes dados ao longo das aulas de Kick Boxing, modalidade que vem ganhando cada vez mais destaque entre as mulheres. A luta tem conquistado o público feminino em busca de aprender alguma arte marcial e, ao mesmo tempo, emagrecer e modelar o corpo lutando

Criada na década de 1970 nos Estados Unidos, o Kick Boxing surgiu pela insatisfação que os caratecas tradicionais sentiam sobre as competições daquela época. Foi então criada a luta chamada Karate FuIl Contact.

"Com o passar dos tempos, passou a ser chamada de Kick Boxing e hoje é uma das artes marciais mais praticadasno mundo, devido a sua grande eficácia em combates no ringue e técnicas de autodefesa”, explica Paulo Berenguer, professor da academia Cia Athletica e graduado em Kick Boxing pela International Union of Kick Boxing and Karate Shotokan.

Kick Boxing em qualquer idade

O Kick Boxing consiste em um método de luta que visa aumentar as condições físicas do praticante, ensinando também técnicas eficientes de defesa pessoal. Durante as aulas, que duram, em média, 1 hora e 30 minutos, o professor ensina diversos golpes. Entre eles, socos, joelhadas, cotoveladas e chutes dos mais variados tipos.

Segundo os adeptos desta arte marcial, o Kick Boxing proporciona uma visão mais abrangente e eficiente da arte de lutar. De acordo com Berenguer, pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade podem treinar e praticar a luta. “Em apenas três ou quatro meses, a aluna já tem um domínio regular dos golpes do Kick Boxing”, acrescenta.

Os benefícios de quem pratica

A lista é grande! E isso mostra como a modalidade é completa e faz um bem danado para quem se joga (sem medo) nos golpes. E pode ficar tranquila, pois tudo é muito seguro – se bem orientado, claro.

Veja a seguir os benefícios que o Kick Boxing oferece para quem pratica:

Maior aptidão física: por exigir bastante do corpo, por conta dos esforços intensos, acaba melhorando o condicionamento;Ganho de mais força e resistência muscular: por conta dos diversos exercícios de agachamentos, flexões de braço e abdominais;Mais fôlego: com as aulas, as alunas passam a ter grande capacidade de realizar corridas, trotes, lutas sem fadiga ou cansaço precoce;Flexibilidade: por causa dos alongamentos e treinos, a realização de movimentos com boas amplitudes torna-se mais fácil, sem dificuldades ou limitações por músculos encurtados ou articulações travadas;Melhora a autoestima:como é um esporte de combate, a pessoa passa a se sentir mais segura e confiante, a sua autoestima melhora e ela tem mais disposição para enfrentar os desafios da vida;Metabolismo acelerado:para conseguir realizar aos esforços intensos ao longo das aulas é preciso ter bastante energia, ou seja, o organismo necessita trabalhar mais para proporcionar gás suficiente para as atividades da luta;Músculos mais torneados: com o Kick Boxing, diversos músculos são trabalhados ao mesmo tempo. Portanto, como ao longo das aulas se desenvolvem diversos chutes e socos, ganha-se um excelente desenvolvimento para os membros inferiores, glúteos, abdômen, região lombar etc;Coordenação motora: o exercício mental exigido também é grande. Por exemplo, muitas vezes são realizados socos com o braço não dominante, ou bloqueio de chutes com a perna mais fraca, sem perder o equilíbrio. Tudo isso exige uma grande concentração e  por isso trabalha o cérebro;Alto gasto calórico: como ao longo das aulas são feitos diversos movimentos, como ataques, joelhadas, cotoveladas, socos e chutes, além de realizar defesas em grandes quantidades, o gasto calórico por aula pode chegar, em média, de 1.000 a 1.500 calorias.

Com todos esses benefícios, uma coisa é fato: após alguns meses praticando o Kick Boxing,  emagrecimento e um corpo muito mais torneado são praticamente certos (isso, claro, aliado a uma rotina alimentar saudável).

Aproveite e vem praticar com a gente!
Temos KickBoxing terça e quinta, às 09h no Centro de Treinamento US TEAM - Unidade Mesquita.


OS BENEFICÍOS DO BOXE PARA SAÚDE, MENTE E CORPO.



Quem já treina Boxe conhece bem os benefícios da sua prática. Esta é uma boa forma de ter um corpo mais forte, aumentar a auto-confiança, a percepção corporal e coordenação motora.

Além dos benefícios físicos, ajuda também a ganhar força interior e equilíbrio emocional, através da disciplina e respeito obtido em todas as lutas. Treinar Boxe sem dúvida melhora a sua aptidão física, é evidente  a melhoria do componente cardiovascular e tonificação dos músculos. Além de aprender a correta execução dos golpes e combinações.

Em 60 minutos de treino o participante pode queimar entre 350 a 500 calorias. Além disso,  colabora na melhoria da velocidade, resistência e força muscular, através de treinos com movimentos repetitivos das técnicas que vão promover positivamente um desenvolvimento dos braços, pernas e abdomen.

O treinamento é intenso e inclui desde pular corda, fazer abdominais, socos em sacos, em manoplas, confronto, corridas, agilidade de movimentos para sair do golpe, para entrar no golpe, ou seja, não tem moleza, porém é uma renovação de energia muito grande.

E apesar de toda a exaustão que proporciona um treino de Boxe, dá pra terminar a aula com gostinho de quero mais, porque dar uns socos com força é desestressante, como se pudessemos colocar na luva, toda nossa fúria e mandá-la embora através da força do movimento.

A flexibilidade e os reflexos também são reforçados, pois os exercícios efetuados vão permitir que aumente e melhore a sua amplitude articular, vai também desenvolver e melhorar o equilíbrio e a coordenação que permitem que o seu corpo se mantenha estável e em boa forma.

Estes  são apenas alguns dos benefícios físicos de quem treina Boxe e não são poucos. Podemos dizer que é uma prática completa: solicita do cardio, da resistência muscular, flexibilidade, coordenação, agilidade, percepção. Além, é claro, de aprender mais sobre habilidades no âmbito da defesa pessoal.

Meninas que querem treinar e se preocupam com excesso de músculos ou com machucados, não se preocupem. O treino para quem quer apenas entrar em forma e mandar o estresse embora não é tão rígido. Tenha cautela e descobrirá a salvação para aliviar o estress, a TPM  e criar uma maior sociabilização.


Fonte: Corpo em Foco



Aproveite e vem praticar com a gente!
Temos Boxe toda terça e quinta, às 19h no Centro de Treinamento US TEAM - Unidade Mesquita.

sexta-feira, 6 de abril de 2018

TREINAMENTO DE KUMITÊ


"O treinamento de Kumitê não deve envolver amizade. Não há amizade ao lutar com alguém, isso se você pensa em aprender o Karatê como um real bujutsu (técnica de guerra), você deve treinar num espírito de seriedade, de acordo com o objetivo do seu treinamento. Por exemplo, quando fizer.
yakusoku-kumite (lutas combinadas - kihon ippon kumite, gohon kumite, sanbon kumite, etc), o atacante deve tentar acertar o defensor. Ambos devem atacar do ma’ai (distância) correta, não muito longe, nem muito perto. Esse é o ponto mais básico no treinamento de Kumitê, se a pessoa não segue isso com precisão, estarão desperdiçando completamente seu tempo de prática. Obviamente cada um deve usar o bom senso quando treina com alguém menos experiente, ou fisicamente mais fraco, mas num alto nível, não há desculpas se você encara alguém mais forte. Quando defende e contra-ataca você não deve ter receios, deve buscar o espírito `sem medo’. Entre na distância sem um pensamento pré-concebido, esse foi meu caminho quando eu participava de competições. Eu não me importava, apenas reagia. Isso é essencial e deve ser buscado pelo karateka. Por isso eu sempre ensino que se afastar é mais perigoso, dê enfase nas entradas. Tudo ocorre passo-a-passo, mas para os instrutores, há a responsabilidade de ser forte mentalmente e fisicamente. Certamente muitos são fortes, mas acabam usando a idade, ou a graduação, como uma desculpa, e isso é inaceitável. Karateka de alto nível devem buscar uma técnica afiada, independente da idade, para superar a força, tamanho e juventude do outro. Isso é Karate, e o propósito de toda habilidade técnica. Instrutores devem se auto-treinar diariamente!"

Tetsuhiko Asai

II TAÇA RIO - BOXE OLÍMPICO - LOCAL CT NAMASTER - NOVA IGUAÇU - RJ



IX COPA IGUAÇUANA DE JIU-JITSU



1ª COPA BRASIL DE KARATÊ CNKSE - BRASILIA - DF


COPA BRASIL DE KARATÊ ESPORTIVO 2018 - TRINDADE - GO

Fonte : Sistema Ronin

CAMPEONATO BAIANO DE KARATÊ 2018

Fonte: Sistema Ronin

KARATÊ ARNOLD SPORTS FESTIVAL 2018


segunda-feira, 26 de março de 2018

1ª ETAPA - CIRCUITO FLUMINENSE - 2018

Nosso Presidente e Técnico Ulisses Sampaio na mesa de honra da 1ª Etapa - Circuito Fluminense - 2018. 
Sempre em posição de destaque, além de ser convidado para compôr a mesa, foi homenageado em sua fala por nossa Deputada Federal que luta diariamente pela Baixada Fluminense,  Rosangêla Gomes. 






1ª ETAPA - CIRCUITO FLUMINENSE - 2018


ALTETAS E COMISSÃO TÉCNICA DA LKERJ  


Atletas Luiz Henrique, Lorena Silva e Kauai Albuquerque.


Atleta Luiz Fernando Fróes com o Técnico Ulisses Sampaio.


Atleta Júlia Lopes com o Técnico Ulisses Sampaio.


Atleta Luiz Henrique com o Técnico Ulisses Sampaio.



Atleta Daniel Lourenço com o Técnico Ulisses Sampaio.


Atleta Lyvia Braga com os membros da Comissão Técnica Ulisses Sampaio e Ney Braga.


Atleta Patrick Grille  levando Medalha de Ouro.


Atleta Dione Ferreira levando Medalha de Prata.


Atletas Guilherme Ferreira e Luiz Fernando Fróes.


Atleta Luiz Fernando Fróes com seu Pai Claudio Fróes, Comissão Técnica Ulisses Sampaio, Marcos Paulo, Pedro Xavier e Leandro Luiz.


Atletas Lorena Silva, Lyvia Braga e Kauai Albuquerque.


Atletas Daniel Lourenço e Lyvia Braga e na Comissão Técnica Ulisses Sampaio,  Ana Angélica, Leandro Luiz e Marcos Paulo.


Atletas Luiz Henrique, Lorena Silva e Kauai Albuquerque, Comissão Técnica Ulisses Sampaio e  Ubiratan Lima.



Técnico Ulisses Sampaio com os Atletas Gabriel Augusto, Jeferson Augusto, Pedro Wesley, Dione Ferreira, Patrick Grille e Victor.

Parabéns a toda Comissão Técnica, Atletas, Responsáveis e Colaboradores. 

LKERJ SEMPRE NO PÓDIO
Juntos somos mais fortes! 

segunda-feira, 19 de março de 2018

A Lenda do Heian Shodan



Diz a lenda que um mestre de KARATEDO em suas andanças numa noite de lua cheia pressentiu no chispar dos galhos secos, ao transpor numa clareira na mata, a presença do mal. Eram salteadores armados em tocaia! Seu instinto guerreiro e defensivo o põe em KAMAE, atitude de luta. Está imóvel. Abdômen contraído, punhos cerrados. Atento, olhando nada e vendo tudo. Altamente concentrado, espírito vivo e aguçado.   Vai lutar!   Seu repúdio ao mal, seu ‘DOGI’ intocável, sua honra, seu nome e sua vida, tudo está simbolizado no KAMAE.  
Sua mente visualiza ao longe, num halo de luz, seu velho mestre, que em atitude de ZEN inspira-o. Suas sábias palavras de ensinamento ecoam ainda: “ANTES QUE LHE TOQUEM A PELE, TOCA-LHES OS OSSOS”. Inconscientemente curva-se reverente e brada: “OSU!”   É atacado !   Pela esquerda, brilha a lâmina. Consciente e veloz bloqueia e ataca com KIME.   Às suas costas, um segundo de lança em riste. Defende firme e forte. Ele sabe que “DEVE ENFRENTAR O ADVERSÁRIO, MAS, NUNCA SEU ATAQUE”.   Está na base ZENKUTSU e defesa GEDAN-BARAI.   Seguro pelo punho. Recolhe girando o braço e golpeia no ombro com martelo TATE-TETSUI-UCHI. Completa com um soco em deslocamento – OI-TSUKI – fundo e seco, tirando toda chance do agressor.   Da esquerda em pé sibila. É o terceiro agressor. Como um raio, uma defesa GEDAN-BARAI.   Quase simultaneamente um bastão corta o ar cobrindo a lua várias vezes. O inimigo bate recuando de cima para baixo. As defesas são AGE-UKE protegendo a cabeça, a terceira mais rápida e mais funda, a fim de partir o braço na altura do cotovelo. Nesse golpe o mestre emprega toda sua força e toda sua velocidade. Solta um grito do fundo de suas entranhas; um grito de guerra num berro de morte: “É o KIAI”.   Nada o Detém. Há uma transformação total no corpo e no espírito. A mutação de força em poder; de massa em energia, de água em fogo. Estar possuído de KIAI é despertar a arma mortal do KARATEDO.   Silêncio na mata. Passa a perplexidade.   É atacado pela direita. O mestre gira o campo de luta, defende e ataca.   O instinto vira-lhe a cabeça quando pelas costas o primeiro atacante insiste com a faca. Suas pernas trocam a direção da base. Rolando seus quadris como um eixo, seus braços tal uma espada – acompanhando o impulso do corpo – descem em diagonal. No momento do contato dos “UDES”, um acréscimo de velocidade e torção desarma o adversário. Antes que tente recuar é alcançado com OI-TSUKI.   O terceiro ergue-se a sua esquerda estocando-lhe com um bastão, recebe um GEDAN-BARAI e um OI-TSUKI; como resiste mais dois OI-TSUKI, sendo o segundo com KIAI.   O KIAI dá-lhe  firmeza, força e resolução de  parar o adversário. Em KARATEDO, não há meia defesa, nem meio ataque.   Desesperado o da esquerda bate com a lança da direita para esquerda de fora para dentro e vice-versa. O mestre gira em base KOKUTSU e com dois cutelos (SHUTO-UKE) parte a arma.   O Último imita a agressão e sente no poder das mãos em forma de faca, a devassar a mata ao redor, o poderio do KARATEDO.   A luta chega ao fim.   Por um instante mantém-se imóvel na última defesa.   Volta a postura inicial de KAMAE. Lembra seu SENSEI em sua posição de ZEN e procura-o. Em vão; já não consegue vê-lo mais.   Isto é KATA, é ZEN, é KARATEDO!

Kiai (気合) GRITO DE GUERRA



Kiai (気合) GRITO DE GUERRA

 É um termo de artes marciais japonesas que se refere à exteriorização da energia corporal, que nasceria desde o baixo ventre, ou saika tanden, localizado aproximadamente cinco centímetros abaixo do umbigo. Partindo-se do exemplo dado pela natureza, a mostrar que todos têm um grito de força, principalmente os grandes felinos, os quais até paralisam suas presas antes de as atacar. A manifestação pode se dar em três momentos: no início de uma atividade; durante sua realização; ou a seu fim. No caratê, é manifestado com um grito proferido na aplicação de um golpe e em determinados momentos, ou kyodos, de um kata.

O Kiai, fisicamente origina-se do movimento respiratório. É uma espécie de grito, emitido para ajudar através da contração instantânea, uma maior concentração de força no instante final do golpe, ou seja, no momento do choque contra o corpo do adversário, ou ainda para subjugar um oponente tirando-lhe a concentração ou intimidando-o. É um termo de artes marciais japonesas que se refere à exteriorização da energia corporal.

Partindo-se do exemplo dado pela natureza, a mostrar que todos têm um grito de força, principalmente os grandes felinos, os quais até paralisam suas presas antes de as atacar. A manifestação pode se dar em três momentos: no início de uma atividade, durante sua realização ou a seu fim. Os gritos de guerra servem para aumentar, acelerar e expor a força de ação do lutador. Portanto, podem ser aplicados contra incêndios, vendavais e as fortes ondas marítimas para criar coragem e energia para enfrentá-los. No decorrer da luta, ele servirá para incentivar e colocar numa situação vantajosa, sendo forte e profundo. Tomar precaução ao gritar, pois se o grito for usado fora de ritmo ou de tempo ou em ocasiões impróprias poderá surgir como contra-efeito, tornando-se prejudicial.

 - Kiai no Karatê

Na verdade, o Kiai é o uso consciente de uma técnica que todos nós, uma vez ou outra, já usamos inconscientemente. Por exemplo: sempre que você contrai os músculos do abdômen para levantar um peso e emite um grunhido no momento de maior esforço, está praticando uma forma rudimentar de Kiai. Treinando o Kiai, você estará aprendendo a usar de modo mais eficiente seu potencial de energia. O Kiai pode ser utilizado na defesa pessoal e no Karatê-Esporte, e pode ajudá-lo a desempenhar melhor e com menor esforço suas atividades diárias normais.

Com  o treinamento, é possível concentrar a energia onde ela é mais necessária, ao invés de espalhá-la pelo corpo. Isto envolve uma interação física e mental que canaliza a energia para regiões definidas do corpo. Você a princípio não será capaz de conseguir isso, mas com o passar do tempo sua capacidade de concentração aumenta cada vez mais. Todos nós dispomos de enormes reservas de força e energia que nem mesmo tentamos usar. O medo e a emoção às vezes liberam essa reservas. Uma mãe é capaz de levantar um peso imenso que está esmagando seu filho, uma coisa que seria “impossível” para ela em condições normais. Um homem permanece acordado durante um período “impossível” de tempo para escapar à morte em uma situação perigosa. Na comoção e choque de um desastre, as pessoas sofrem graves ferimentos dos quais só se apercebem muito mais tarde, depois que se acalmam. Esses são exemplos extremos, mas todos nós somos mais capazes que pensamos.

O Kiai e o controle de expiração são técnicas de treinamento que ajudam o estudante a usar sua energia de reserva. Os estudantes de Karatê mais novos, o fazem sem as vezes atingir o seu valor real, porém, aqueles mais antigos, mais conscientes, após estas práticas sentem os efeitos calmantes destas técnicas, no final das sessões de treinamentos. Sintetizando, temos que o Kiai ajuda a potência do golpe, exterioriza a força interior, desequilibra psicologicamente o adversário, é usado como técnica de reanimação e proporciona na fase posterior à sua execução, relaxamento e tranquilidade.



Gichin Funakoshi - Fundador do Karatê Shotokan


Em 1957, Funakoshi tinha 89 anos de idade. Professor de escola primária e Mestre de Karate, ele se mudou para o Japão em 1922 (o que não é um pequeno ato de coragem) e trouxe consigo o Karate, dando ao Japão algo proveniente de Okinawa com seu próprio jeito pacifista. No processo de divulgação da Arte Marcial, ele perdeu um filho, sua esposa, o prédio que seus alunos fizeram para ele, seu lar, e qualquer esperança de uma vida pacífica, porque a guerra acabou por desolar o Japão.
Ele planejou o seu sistema da Karate [Shotokan] para refletir suas ideias, isto é, o Karate deveria formar o praticante de forma completa, como lutador, como ser humano e como cidadão. Por conseguinte, à designação Karate foi adicionada a partícula — Do —,  significando de forma filosófica o caminho que o praticante deveria seguir.
Funakoshi travou intensa troca de conhecimentos com vários mestres (de várias escolas, estilos e artes marciais), com os quais buscou reunir-se e integrar-se.
Gichin Funakoshi, o "Pai do Karate Moderno", faleceu no dia 26 de abril de 1957. No seu túmulo está gravada sua célebre frase: Karate Ni Sente Nashi [No Karate não há atitude ofensiva]. O monumento está localizado no Templo Engakuji na cidade de Kamakura, Japão e até hoje é visitado por praticantes de Karate vindos de todos os cantos do mundo.
Estas palavras não foram compartilhadas para lembrar a morte, mas celebrar a vida de um grande homem.
Obrigado Funakoshi Sensei! Doumo arigatou gozaimashita!
Oss!

quinta-feira, 15 de março de 2018

I Curso de Primeiro Socorros na Cidade de Mesquita


No próximo dia 24 de Março, ocorrerá o Curso de Primeiros Socorros na Cidade de Mesquita. Gostaria de ressaltar a importância deste momento, pois a qualquer momento podemos vir a necessitar de tais conhecimentos. Por esse motivo contamos com a sua presença.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

CENTRO DEDE TREINAMENTO US TEAM

BOXE

Terça e quinta de 07h às 08h e de 08h às 09h. 

Venha torne-se parte dessa família.
Onde nascem os Campeões !!!
Nosso endereço: Rua Raul, 124 - Centro - Mesquita/RJ
Referência: Rua do Colégio e Curso PEC / Praça da Telemar
Contato: (21) 96965-6251
Curta nossa página do Facebook: 
https://www.facebook.com/CentrodeTreinamentoUSTeam/ 
Siga nosso Instagram: 
https://www.instagram.com/usteam_oficial/


VENHA FAZER PARTE DESTA FAMÍLIA.


VENHA FAZER PARTE DESTA FAMÍLIA.