segunda-feira, 19 de março de 2018

Gichin Funakoshi - Fundador do Karatê Shotokan


Em 1957, Funakoshi tinha 89 anos de idade. Professor de escola primária e Mestre de Karate, ele se mudou para o Japão em 1922 (o que não é um pequeno ato de coragem) e trouxe consigo o Karate, dando ao Japão algo proveniente de Okinawa com seu próprio jeito pacifista. No processo de divulgação da Arte Marcial, ele perdeu um filho, sua esposa, o prédio que seus alunos fizeram para ele, seu lar, e qualquer esperança de uma vida pacífica, porque a guerra acabou por desolar o Japão.
Ele planejou o seu sistema da Karate [Shotokan] para refletir suas ideias, isto é, o Karate deveria formar o praticante de forma completa, como lutador, como ser humano e como cidadão. Por conseguinte, à designação Karate foi adicionada a partícula — Do —,  significando de forma filosófica o caminho que o praticante deveria seguir.
Funakoshi travou intensa troca de conhecimentos com vários mestres (de várias escolas, estilos e artes marciais), com os quais buscou reunir-se e integrar-se.
Gichin Funakoshi, o "Pai do Karate Moderno", faleceu no dia 26 de abril de 1957. No seu túmulo está gravada sua célebre frase: Karate Ni Sente Nashi [No Karate não há atitude ofensiva]. O monumento está localizado no Templo Engakuji na cidade de Kamakura, Japão e até hoje é visitado por praticantes de Karate vindos de todos os cantos do mundo.
Estas palavras não foram compartilhadas para lembrar a morte, mas celebrar a vida de um grande homem.
Obrigado Funakoshi Sensei! Doumo arigatou gozaimashita!
Oss!

Nenhum comentário:

Postar um comentário